Conteúdo da página
ToggleA eleição deste ano será uma guerra suja e violenta e a internet será um dos seus principais campos de batalha. As milícias digitais fascistas já estão em plena atividade.
O site Congresso em Foco informa que “sete em cada dez novos seguidores bolsonaristas são robôs“. O levantamento foi feito pela plataforma Bot Sentinel, que analisou as contas de barulhentos aliados do “capetão”.
Assista na TV Diálogos do Sul
Desde o final de abril, alerta o site, “os perfis de aliados e familiares de Jair Bolsonaro (PL) têm visto suas contas no Twitter inchar, subitamente, com dezenas de milhares de novos seguidores”. O balanço, com base em cinco redes de comparsas do presidente, concluiu que 67,4% do total são de contas consideradas não autênticas, ou robôs.
“Esse é um movimento muito incomum. Todas essas contas foram criadas a partir de 25 de abril e não apresentam nenhuma atividade”, explica Christopher Bouzy, criador do Bot Sentinel. A plataforma analisa e identifica perfis considerados robôs ou bots, que são uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão.
Portal Vermelho
Eleição deste ano será uma guerra suja e violenta e a internet será um dos seus principais campos de batalha
Zambelli e Flávio Rachadinha
A deputada Carla Zambelli (PL-SP), por exemplo, arrebanhou 101.867 novos seguidores neste período. “Porém, 54.483 desses perfis são de contas consideradas não autênticas, 53,48% do total, segundo o Bot Sentinel. A plataforma disponibilizou a lista dos novos perfis, seus IDs e quantidade de tuítes postados para comprovar a data da criação e a inatividade dos novos seguidores”.
Outro beneficiado com a multiplicação de seguidores foi o filhote 01 do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que ganhou 75.702 novos seguidores e se jactou nas redes sociais dos seus novos fãs. “De acordo com o Bot Sentinel, 61,9% desse total, o que corresponde a 46.868 seguidores, têm características de perfis não autênticos. Ou seja, bots”.
“Apostas de Bolsonaro nas eleições de 2022, os ex-ministros Damares Alves e Tarcísio de Freitas também viram as suas contas no Twitter receber uma enxurrada de novos seguidores. Damares, pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal, acumulou, 60.217 novos followers, sendo que 39.863 deles são de contas não autênticas. Já Tarcísio, que deve disputar o governo paulista, emplacou 83.244 seguidores. Do total, 64.765 também de contas com autenticidade questionada”.
Altamiro Borges é jornalista e editor do Blog do Miro.
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br