Pesquisar
Pesquisar

Parlamento do Mercosul acompanhou eleições no Brasil através do Observatório da Democracia

Entre os dias 5 e 7 de outubro, o observatório participou do programa para visitantes internacionais a convite do TSE
Agência Parlasul
Agência Parlasul

Tradução:

Entre os dias 5 e 7 de outubro, o Observatório da Democracia do Parlamento do MERCOSUL (ODPM) participou do programa para visitantes internacionais sob convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil.

O ODPM participou por segunda vez do programa, acompanhando também as eleições gerais de 2014. Este ano, 36 participantes entre magistrados, Parlamentares e altos funcionários de órgãos eleitorais, seguiram de perto o processo eleitoral brasileiro. Em total, haviam representantes de 14 países.

Entre os dias 5 e 7 de outubro, o observatório participou do programa para visitantes internacionais a convite do TSE

Reprodução Estádio das Coisas
Técnicos testam as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições gerais brasileiras

Os Parlamentares paraguaios Pedro Milcídades Duré e José Manuel Torres representaram o Observatório da Democracia, participando em seminários sobre o quadro político geral brasileiro, o funcionamento do sistema de financiamento eleitoral e o processo de voto eletrônico.

No domingo (7/10), dia das eleições, os representantes foram a distintas seções eleitorais para acompanhar a votação, também puderam acompanhar a votação paralela no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e assistiram ao encerramento das urnas no TSE.

Ao ser consultado pela Agência PARLASUL, o Parlamentar José Manuel Torres (Paraguai) declarou que “o processo pelo qual chegaram à utilização das urnas eletrônicas, (…) é um sistema onde não há forma de cometer fraudes e é a expressão genuína dos povos. No domingo participamos da abertura dos locais de votação. Também visitamos distintos lugares de votação, acompanhamos o encerramento da votação e posteriormente na reunião de imprensa do TSE”.

Também felicitou a “idoneidade demonstrada pelas delegadas de mesa, e a festa democrática que viveram os brasileiros da qual fui partícipe, como observador do Parlamento do MERCOSUL”, finalizou o Parlamentar.

Mais de 147 milhões de eleitores estiveram habilitados para votar no primeiro turno das eleições de 2018, o processo eleitoral ocorreu com tranquilidade.

Resultados

O candidato Jair Bolsonaro do Partido Social Liberal (PSL) teve 46% dos votos válidos. Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores (PT) teve 29,3% da votação. Sendo que nenhum candidato alcançou o 50% mais um dos votos, se realizará um segundo turno no dia 28 de outubro.

Em terceiro lugar das votações, o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) Ciro Gomes teve 12,5%; seguido pelo socialdemocrata Geraldo Alckmin (PSDB), quem obteve um 4,78% dos sufrágios.

Entre os candidatos que competiam por uma reeleição para a Câmara dos Deputados, somente um 46% logrou renovar seu mandato, entanto que entre os senadores o resultado foi ainda maior: 85% dos escolhidos chegam por primeira vez à câmara alta


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Agência Parlasul

LEIA tAMBÉM

246b5cfe-7d91-4985-ae5b-374b4de380be
Após fracasso do "bloco do retrocesso", siglas regionalistas é que vão definir futuro espanhol
cf32429d-ab6a-4498-a7de-e71017970143
Sánchez: Mais que disputa de partidos, há nestas eleições uma ameaça real sobre a Espanha
365da2a6-b1be-4f30-ad19-87e2e4ba6ac2
Eleições na Espanha: direita pode levar Presidência, mas não forma maioria no Parlamento
325e7cbf-30fa-407c-86e8-8b3c9b668461
Eleições na Espanha: PP promete ações para mulheres e imigrantes, mas mantém pacto com Vox