Pesquisar
Pesquisar

Em reunião polêmica, Salles diz que Covid-19 é oportunidade para avançar com desmatamento

Em reunião, ministro do Meio Ambiente defendeu aproveitar que a imprensa está ocupada com a pandemia e aprovar normas para facilitar exploração ambiental

Ricardo Ribeiro
Revista Fórum
São Paulo (SP)

Tradução:

Em intervenção na reunião ministerial de 22 de abril, divulgada nesta sexta-feira (22), em inquérito do Supremo Tribunal que investiga o presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que era preciso aproveitar a “atenção da imprensa (…) voltada quase exclusivamente pro Covid” e “dar de baciada a simplificação”.

Salles é conhecido por ser um ministro do Meio Ambiente que atua contra o Ambiente. A simplificação de normas a que ele se refere na reunião, central em sua agenda na pasta, visa facilitar a exploração do ambiente e desmontar os mecanismo de proteção e de preservação. Medidas que atendem demandas de grandes empresas, das quais é próximo.

“A oportunidade que nós temos, que a imprensa (…) tá nos dando um pouco de alívio nos outros temas, é passar as reformas infralegais de desregulamentação, simplificação, todas as reformas que o mundo inteiro, nessas viagens [a] que se referiu o (Onyx Lorenzoni), certamente cobrou dele”, disse Salles.

Em reunião, ministro do Meio Ambiente defendeu aproveitar que a imprensa está ocupada com a pandemia e aprovar normas para facilitar exploração ambiental

Reprodução: Winkiemedia
Ministro Ricardo sales participou da reunião ministerial divulgada nesta sexta-feira (22)

“Nesse aspecto eu acho que o Meio Ambiente é o mais difícil, de passar qualquer mudança infralegal em termos de (…) instrução normativa e portaria, porque tudo que a gente faz é pau no Judiciário no dia seguinte”, prosseguiu o ministro.

“Precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas”, acrescentou Salles.

“E deixar a AGU –o André [Mendonça, então advogado-geral da União] não tá aí, né? E deixar a AGU de stand-by pra cada pau que tiver. Porque vai ter.”

Veja também



As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Ricardo Ribeiro

LEIA tAMBÉM

Ecoansiedade como devastação climática impacta saúde mental na América Latina
Ecoansiedade: como devastação climática impacta saúde mental na América Latina
O Presidente Jair Bolsonaro esteve em Sertânia (PE), na manhã desta sexta (19), para participar da cerimônia de acionamento das comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste
PPP para administrar canais do São Francisco é privatização disfarçada, aponta Roberto Malvezzi
Gigante verde como México pode se tornar campeão global de indústria renovável
Gigante verde: como México pode se tornar campeão global em indústria renovável
Em 10 anos, 8 em 10 assassinatos de ambientalistas no mundo foram na América Latina
Em 10 anos, América Latina foi palco de 8 em 10 assassinatos de ambientalistas no mundo