Pesquisar
Pesquisar

EUA e Europa causaram 52% da destruição ecológica mundial nos últimos 50 anos

Estudo publicado na Lancet analisou estragos ambientais causados pelo uso excessivo de recursos naturais em 160 países
Redação Esquerda.Net
Esquerda.Net
Lisboa

Tradução:

Avaliar a responsabilidade nacional de 160 países pelos estragos causados ao ambiente nos últimos 50 anos: este foi o objetivo do estudo National responsibility for ecological breakdown: a fair-shares assessment of resource use, 1970–2017 publicado este mês na revista científica Lancet. A conclusão a que se chegou foi que os Estados Unidos da América e a Europa são os principais responsáveis pela sobre utilização de recursos naturais ao nível planetário.

De acordo com os investigadores, os EUA são responsáveis por 27% do uso excessivo de recursos do mundo. Pouco atrás fica a União Europeia com 25% na altura em que o Reino Unido ainda dela fazia parte. Somados, vários dos outros países ricos, como Austrália, Canadá, Japão e Arábia Saudita alcançam os 22%. A China foi responsável por 15% da sobre-utilização. Todos os países pobres juntos apenas 8%.

Estudo publicado na Lancet analisou estragos ambientais causados pelo uso excessivo de recursos naturais em 160 países

Foto de John Schneider/Flickr
Nações mais ricas deveriam tomar a dianteira ao fazer reduções radicais do uso de recursos para evitar uma maior degradação

A conclusão é assim que “as nações com rendimentos altos são os principais motivadores do colapso ecológico e precisam reduzir o uso de recursos para níveis justos e sustentáveis”. As nações mais ricas deveriam “tomar a dianteira ao fazer reduções radicais do uso de recursos para evitar uma maior degradação” já que o fosso da dívida ecológica é enorme.

Ao Guardian, Jason Hickel do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autónoma de Barcelona, o investigador principal, disse que os autores ficaram “chocados” porque não esperavam que a contribuição dos países mais ricos fosse “tão elevada”. Para ele, para alcançar níveis sustentáveis estes países precisariam “reduzir o seu uso de recursos em média em cerca de 70%”.

Os investigadores aconselham estes países a que “parem de se focar no crescimento do PIB como um objetivo principal e, em vez disso, organizem as suas economias à volta da ajuda ao bem-estar e à redução das desigualdades”.

Os autores sublinham, aliás, a questão das desigualdade sociais. Andrew Fanning, da Universidade de Leeds, faz questão de realçar que “nem todas as pessoas nas nações ricas são igualmente responsáveis pelo colapso ecológico. Para além de reduzir a desigualdade entre países, reduzir a nossa dependência do crescimento significa também reduzir as desigualdades da experiência vivida no seu interior”.

Redação Esquerda.Net



As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Esquerda.Net

LEIA tAMBÉM

Capitalismo_meio_ambiente
Capitalismo x meio ambiente: é possível construir futuro global sem visão socioambiental?
Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Jose_Marti_natureza
Martí e a necessária evolução das ideias em respeito à natureza
Boluarte_Peru
Ameaça dupla: regime Boluarte apoia desmatamento e privatização da água no Peru