Pesquisar
Pesquisar

Autoridade Nacional Palestina rejeita acordo Israel-Emirados Árabes mediado por Trump

Presidente da ANP, Mahmoud Abbas classificou acordo para normalizar relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos como uma traição à causa Palestina
Redação I21
i21
Porto Alegre (RS)

Tradução:

Anunciado, nesta quinta-feira (13), com pompa e circunstância, o acordo, mediado por Donald Trump, que normaliza as relações diplomáticas dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com Israel foi rejeitado de forma veemente pela Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Segundo informou o príncipe herdeiro dos EAU, Abu Dhabi Mohammed ben Zayed Al-Nahyan, em troca da normalização, Israel suspenderá a anexação de “novos territórios palestinos”.

“Em um telefonema entre o presidente Donald Trump e (o primeiro-ministro israelense Benjamin) Netanyahu, um acordo foi alcançado para encerrar qualquer anexação suplementar dos territórios palestinos”, declaro

Presidente da ANP, Mahmoud Abbas classificou acordo para normalizar relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos como uma traição à causa Palestina

South China
Mahmoud Abbas, presidente da ANP

Traição a causa Palestina

No entanto, Mahmoud Abbas, presidente da ANP, classificou o acordo para normalizar as relações entre Israel e os Emirados Árabes Unidos como uma traição à causa Palestina e convocou uma reunião de emergência da Liga Árabe.

“A liderança Palestina rejeita o que os Emirados Árabes Unidos fizeram. É uma traição a Jerusalém e à causa Palestina”, disse a liderança Palestina em um comunicado.

Em maio, Palestina e Emirados Árabes Unidos já enfrentaram um mal estar diplomático. A Palestina rejeitou um material de ajuda humanitária enviado pelos Emirados Árabes Unidos através de Israel para combater o novo tipo de coronavírus.

Na ocasião, o ministro da Saúde da Palestina, Mey Keyle, disse que nenhuma coordenação foi feita com a Palestina em relação aos suprimentos médicos dos Emirados Árabes Unidos.

“A Palestina é um estado. Tudo o que interessa à Palestina deve ser feito em coordenação conosco”, afirmou.

Reportado por agências, fontes palestinas denunciaram, na época, que “esse método de assistência médica foi realizado no âmbito do processo de normalização do mundo árabe com Israel, que nós rejeitamos”.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Veja também

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Redação I21

LEIA tAMBÉM

País Basco - EH-Bildu
"País Basco é uma nação com direito de decidir", afirma líder do Eh-Bildu sobre independência
G20 Social
Na presidência do G20, Brasil faz encontro inédito e chama sociedade civil a debater crises globais
EUA_Biden (2)
EUA agonizam: envio de R$ 490,4 bi para guerras é perigo global, mas reflete fim da era unipolar
Pedro_Sanchez
Sánchez se calou quando esquerda espanhola foi vítima de lawfare; agora, ele é o alvo o