Pesquisar
Pesquisar
Arte: Diálogos do Sul Global

“O Genocídio Será Televisionado”: novo e-book da Diálogos do Sul Global denuncia crimes de Israel

Obra traz coleção de análises sobre o massacre operado por Israel em Gaza e busca fomentar a mobilização e a solidariedade em prol da luta palestina
Redação Diálogos do Sul Global
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Nesta segunda-feira (7), a Diálogos do Sul Global lança seu mais novo e-book: “O Genocídio Será Televisionado – Os Crimes de Israel e a Luta por uma Palestina Livre”.

A obra é apresentada exatamente um ano após 7 de outubro de 2023, marco da escalada genocida de Israel em Gaza, e traz uma coleção de análises produzidas por articulistas, jornalistas e porta-vozes da causa palestina comprometidos com a luta anticolonial e antirracista.

“O Genocídio Será Televisionado – Os Crimes de Israel e a Luta por uma Palestina Livre”, novo e-book da Diálogos do Sul Global.

“O Genocídio Será Televisionado” surge ainda no momento em que a atenção internacional se volta para os eventos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, onde a brutalidade do Estado Sionista de Israel é amplamente registrada e então compartilhada para todo o mundo, se configurando no primeiro genocídio televisionado da história.

Alinhado à postura da Diálogos do Sul Global, o novo e-book recusa a neutralidade e a imparcialidade, denunciando de maneira crítica e contundente a propaganda sionista na grande mídia e apontando como o jornalismo por vezes falha em capturar a complexidade histórica do conflito.

“O Genocídio Será Televisionado” também traz números atualizados sobre as vítimas palestinas: mais de 41 mil mortos, incluindo 16,5 mil crianças, e mais de 95 mil feridos. Somam-se os desaparecidos e a devastação da infraestrutura em Gaza, onde mais da metade das casas estão danificadas ou destruídas.

Para trazer arte e luz ao tema, propriamente denso e dramático, os artigos dividem as páginas com charges, originalmente publicadas na Revista Pirralha, e poesias, de autoria do poeta e jornalista libanês Kháled Fayez Mahassen. Com um compromisso didático, o livro digital oferece notas de rodapé que explicam em cada texto o contexto dos acontecimentos e personagens citados.

Vale destacar que “O Genocídio Será Televisionado” não se limita a relatar os fatos relacionados ao massacre perpetrado por Israel em Gaza, mas busca incitar a mobilização global em torno da causa palestina e convidar os leitores a refletiram sobre sua responsabilidade e a necessidade de solidariedade diante da injustiça em curso.

Confira a relação de autores presentes na obra:

  • Amyra El Khalili: beduína palestino-brasileira, professora de economia socioambiental e editora das redes Movimento Mulheres pela P@Z! e Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras.
  • Breno Altman: jornalista, ativista político e criador do portal Opera Mundi, é autor de do livro “Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista”.
  • Eduardo Vasco: jornalista especializado em política internacional. Cobriu a guerra na Ucrânia do lado russo em 2022 e é autor de “O povo esquecido: uma história de genocídio e resistência no Donbass”.
  • Felipe Bianchi: jornalista com ampla experiência em coberturas internacionais e reportagens, é membro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e diretor e repórter do Coletivo ComunicaSul.
  • Francirosy Campos Barbosa: antropóloga, livre-docente, pesquisadora atuante em programas de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela Universidade de Oxford.
  • Kháled Fayez Mahassen: jornalista libanês, poeta e CEO da Lynden Operadora de Turismo, especializada no Oriente Médio, é apresentador de rádio e TV e acompanha a política do Oriente Médio e do mundo.
  • Paulo Cannabrava Filho: jornalista e fundador e diretor da revista Diálogos do Sul Global. Foi membro do jornal O Tempo e da equipe de correspondentes da Agência Prensa Latina.
  • Ualid Rabah: jornalista e presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), é filho de imigrantes palestinos e ex-membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
  • Vanessa Martina-Silva: jornalista, mestra em Integração da América Latina pelo Prolam/USP, diretora de Redação da Revista Diálogos do Sul Global e Diretora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão.
  • Verbena Córdula: doutora em História e Comunicação, é professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e autora de “Subversão Epistêmica – gênero e raça na Economia Política da Comunicação”.
  • Vitória M. Husein: mestranda em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e idealizadora da cartilha “A Questão da Palestina: cartilha para Ensino Médio”.
  • Wisam Zoghbour: diretor de redação da revista Al-Hurriya na Faixa de Gaza, membro do Secretariado Geral do Sindicato dos Jornalistas Palestinos e colaborador da Diálogos do Sul Global diretamente de Gaza.

Adquira seu e-book “O Genocídio Será Televisionado” e apoie a Diálogos do Sul Global

Com seu mais novo e-book “O Genocídio Será Televisionado – Os Crimes de Israel e a Luta por uma Palestina Livre”, a Diálogos do Sul Global reafirma seu compromisso com um jornalismo emancipador e com a luta dos povos oprimidos. Mas para seguir em frente com esse trabalho, precisamos de você!

Para manter nossos colaboradores e ferramentas e garantir o funcionamento de nosso site e cada um dos nossos canais, necessitamos urgentemente de recursos.

A boa notícia é que, comprando seu exemplar do livro digital por apenas R$ 24,49, você nos ajuda nesse desafio e tem a certeza de estar apoiando um jornalismo sério, engajado e que diariamente se dedica a dar voz ao Sul Global.

Adquira o seu exemplar no site da Hotmart, clicando aqui.

Contamos com você! E boa leitura.

Forte abraço,
Equipe Diálogos do Sul Global


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Diálogos do Sul Global

LEIA tAMBÉM

person-defying-laws-gravity-by-floating-air
“A Queda” de Camus, eleições municipais e desesperança social
Kris Kristofferson Poderia ser um direitista ignorante, mas escolhi ser radical
Kris Kristofferson: "Poderia ser um direitista ignorante, mas escolhi ser radical"
Genocídio e genocidas um tema do presente, passado e futuro
Genocídio e genocidas: um tema do presente, passado e futuro
Frei Betto O quociente eleitoral e os “candidatos alavancas”
Frei Betto | O quociente eleitoral e os “candidatos alavancas”