Pesquisar
Pesquisar
Arte: Diálogos do Sul Global

“O Genocídio Será Televisionado”: novo e-book da Diálogos do Sul Global denuncia crimes de Israel

Obra traz coleção de análises sobre o massacre operado por Israel em Gaza e busca fomentar a mobilização e a solidariedade em prol da luta palestina
Redação Diálogos do Sul Global
Diálogos do Sul Global
São Paulo (SP)

Tradução:

Nesta segunda-feira (7), a Diálogos do Sul Global lança seu mais novo e-book: “O Genocídio Será Televisionado – Os Crimes de Israel e a Luta por uma Palestina Livre”.

A obra é apresentada exatamente um ano após 7 de outubro de 2023, marco da escalada genocida de Israel em Gaza, e traz uma coleção de análises produzidas por articulistas, jornalistas e porta-vozes da causa palestina comprometidos com a luta anticolonial e antirracista.

“O Genocídio Será Televisionado – Os Crimes de Israel e a Luta por uma Palestina Livre”, novo e-book da Diálogos do Sul Global.

“O Genocídio Será Televisionado” surge ainda no momento em que a atenção internacional se volta para os eventos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, onde a brutalidade do Estado Sionista de Israel é amplamente registrada e então compartilhada para todo o mundo, se configurando no primeiro genocídio televisionado da história.

Alinhado à postura da Diálogos do Sul Global, o novo e-book recusa a neutralidade e a imparcialidade, denunciando de maneira crítica e contundente a propaganda sionista na grande mídia e apontando como o jornalismo por vezes falha em capturar a complexidade histórica do conflito.

“O Genocídio Será Televisionado” também traz números atualizados sobre as vítimas palestinas: mais de 41 mil mortos, incluindo 16,5 mil crianças, e mais de 95 mil feridos. Somam-se os desaparecidos e a devastação da infraestrutura em Gaza, onde mais da metade das casas estão danificadas ou destruídas.

Para trazer arte e luz ao tema, propriamente denso e dramático, os artigos dividem as páginas com charges, originalmente publicadas na Revista Pirralha, e poesias, de autoria do poeta e jornalista libanês Kháled Fayez Mahassen. Com um compromisso didático, o livro digital oferece notas de rodapé que explicam em cada texto o contexto dos acontecimentos e personagens citados.

Vale destacar que “O Genocídio Será Televisionado” não se limita a relatar os fatos relacionados ao massacre perpetrado por Israel em Gaza, mas busca incitar a mobilização global em torno da causa palestina e convidar os leitores a refletiram sobre sua responsabilidade e a necessidade de solidariedade diante da injustiça em curso.

Confira a relação de autores presentes na obra:

  • Amyra El Khalili: beduína palestino-brasileira, professora de economia socioambiental e editora das redes Movimento Mulheres pela P@Z! e Aliança RECOs – Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras.
  • Breno Altman: jornalista, ativista político e criador do portal Opera Mundi, é autor de do livro “Contra o Sionismo: Retrato de uma Doutrina Colonial e Racista”.
  • Eduardo Vasco: jornalista especializado em política internacional. Cobriu a guerra na Ucrânia do lado russo em 2022 e é autor de “O povo esquecido: uma história de genocídio e resistência no Donbass”.
  • Felipe Bianchi: jornalista com ampla experiência em coberturas internacionais e reportagens, é membro do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e diretor e repórter do Coletivo ComunicaSul.
  • Francirosy Campos Barbosa: antropóloga, livre-docente, pesquisadora atuante em programas de pós-graduação na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora pela Universidade de Oxford.
  • Kháled Fayez Mahassen: jornalista libanês, poeta e CEO da Lynden Operadora de Turismo, especializada no Oriente Médio, é apresentador de rádio e TV e acompanha a política do Oriente Médio e do mundo.
  • Paulo Cannabrava Filho: jornalista e fundador e diretor da revista Diálogos do Sul Global. Foi membro do jornal O Tempo e da equipe de correspondentes da Agência Prensa Latina.
  • Ualid Rabah: jornalista e presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), é filho de imigrantes palestinos e ex-membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
  • Vanessa Martina-Silva: jornalista, mestra em Integração da América Latina pelo Prolam/USP, diretora de Redação da Revista Diálogos do Sul Global e Diretora do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão.
  • Verbena Córdula: doutora em História e Comunicação, é professora titular na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e autora de “Subversão Epistêmica – gênero e raça na Economia Política da Comunicação”.
  • Vitória M. Husein: mestranda em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e idealizadora da cartilha “A Questão da Palestina: cartilha para Ensino Médio”.
  • Wisam Zoghbour: diretor de redação da revista Al-Hurriya na Faixa de Gaza, membro do Secretariado Geral do Sindicato dos Jornalistas Palestinos e colaborador da Diálogos do Sul Global diretamente de Gaza.

Adquira seu e-book “O Genocídio Será Televisionado” e apoie a Diálogos do Sul Global

Com seu mais novo e-book “O Genocídio Será Televisionado – Os Crimes de Israel e a Luta por uma Palestina Livre”, a Diálogos do Sul Global reafirma seu compromisso com um jornalismo emancipador e com a luta dos povos oprimidos. Mas para seguir em frente com esse trabalho, precisamos de você!

Para manter nossos colaboradores e ferramentas e garantir o funcionamento de nosso site e cada um dos nossos canais, necessitamos urgentemente de recursos.

A boa notícia é que, comprando seu exemplar do livro digital por apenas R$ 24,49, você nos ajuda nesse desafio e tem a certeza de estar apoiando um jornalismo sério, engajado e que diariamente se dedica a dar voz ao Sul Global.

Adquira o seu exemplar no site da Hotmart, clicando aqui.

Contamos com você! E boa leitura.

Forte abraço,
Equipe Diálogos do Sul Global


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Diálogos do Sul Global

LEIA tAMBÉM

50 anos da Cadernos do Terceiro Mundo uma nova ordem informativa em prol do Sul Global
50 anos da Cadernos do Terceiro Mundo: uma nova ordem informativa em prol do Sul Global
album-referente-aos-festejos-nacionais-do-5o-aniversario-da-proclamacao-da-d4c858
Golpe e proclamação da República: a consolidação do liberalismo econômico no Brasil
A miséria humana diante da barbárie em Os últimos dias da humanidade, de Karl Kraus
A miséria humana diante da barbárie em "Os últimos dias da humanidade", de Karl Kraus
O perigo do nazismo e dos neopentecostais
O perigo do nazismo e dos neopentecostais