Pesquisar
Pesquisar

O papa Francisco recebe carta sobre os três cubanos presos nos EUA

Revista Diálogos do Sul

Tradução:

papa-y-cubaO papa Francisco recebeu carta de sensibilização sobre o caso dos três antiterroristas cubanos que ainda estão encarcerados nos Estados Unidos, segundo um comunicado do Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco.

Em audiência com o pontífice, o padre Antonio Tarzia, da Associação Cassiodoro, e o professor Luciano Vasapollo, docente da Universidade La Sapienza, entregaram a carta que pede o retorno a seu país de Gerardo Hernández, Ramón Labañino e Antonio Guerrero, indicou a nota revelada à Prensa Latina.

A carta faz ao papa uma reivindicação, “tem em seu coração uma dramática história conhecida em todo o mundo como é o cso dos Cinco agentes antiterroristas cubanos injustamente detidos nas cárceres estadunidenses”.

5 cubanosHernández, Labañino e Guerrero foram presos em 12 de setembro de 1998, na cidade de Miami, junto a Fernando González e René González, que abandonaram a prisão depois de cumprir a totalidade de suas respectivas sentenças e já se encontram em Cuba.

O texto reitera que a iniciativa busca a sensibilização do pontífice e do Vaticano com a história desses homens, que foram aos Estados Unidos para prevenir atos terroristas contra o povo cubano, planejados com total impunidade por indivíduos e grupos violentos radicados no sul da Florida.

O padre Tarzia e o professor Vasapollo, integrandes do Comit^Internacional, colaboram “desde há algum tempo na campanha em prol de se buscar uma solução para os três cubanos que ainda permanecem presos nos Estados Unidos”, diz o comunicado. Até seis de outubro próximo estará em andamento uma campanha mundial de solidariedade com Gerardo, Ramón e Antonio e contra o terrorismo, com a adesão de mais de 40 países.

Informou Prensa Latina

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Revista Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Da colonização aos “lobos de Wall Street” o histórico de espólio e resistência do Canal do Panamá
Da colonização aos “lobos de Wall Street”: 500 anos de violência, roubo e resistência no Panamá
EUA atos de Bernie Sanders contra Trump arrebatam milhares em redutos republicanos
EUA: atos de Bernie Sanders contra Trump arrebatam milhares em redutos republicanos
Em 10 anos, 8 em 10 assassinatos de ambientalistas no mundo foram na América Latina
Em 10 anos, América Latina foi palco de 8 em 10 assassinatos de ambientalistas no mundo
Guerrilha Brasil fez um bom trabalho, mostrou que houve resistência Ivan Seixas
“Guerrilha no Brasil fez um bom trabalho, mostrou que houve resistência”, diz Ivan Seixas