Pesquisar
Pesquisar

"Os Sulientados": Sob a ameaça do fascismo globalizado, "Desnortear" o planeta é urgente

O Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul é momento oportuno para a Diálogos do Sul reafirmar os princípios fundantes e os compromissos assumidos

João Baptista Pimentel Neto
Diálogos do Sul Global
Rio Claro (SP)

Tradução:

Neste sábado, 12 de setembro quando se celebra o Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul é momento oportuno para a Diálogos do Sul reafirmar os princípios fundantes e os compromissos firmados no Editorial “Os Desnorteados”, publicado no marco inaugural da Revista.

Sim, na condição de legítimos herdeiros da revista Cadernos do Terceiro Mundo – como nos reconhecemos -, nos consideramos “Desnorteados”. Mais do que isso, nos consideramos e somos “Sulientados”, no melhor sentido deste neologismo.

Somos “Sulientados” por escolher o Sul como nosso universo existencial, de colaboração e respeito mútuo. Porém, o nosso Sul, mais que o simples Sul geográfico, é o Sul geopolítico, entendido como o múltiplo conjunto de países que podem constituir uma alternativa ao desenvolvimento imposto pelas potências do Norte, de natureza hegemônica e espoliadora.

Ser “Sulientado” tem um sentido muito amplo. Significa valorizar nossas próprias tradições, nossa cultura e nossa história, como paradigma para a construção do futuro comum.

Ser “Sulientado” é exigir respeito à soberania dos povos, aos princípios já consagrados de não intervenção, de solução pacífica das controvérsias entre as Nações.

Ser “Sulientado” é romper os grilhões das hegemonias alienantes, das pretensões imperialistas e da ditadura do capital financeiro.

O Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul é momento oportuno para a Diálogos do Sul reafirmar os princípios fundantes e os compromissos assumidos

Ilustração: tt Catalão
"Solidariedade! Não importa quem começou"

Seguimos os passos daqueles que se insurgiram na luta contra as condições colonialistas e vis impostas aos nossos povos, submetendo-os a pior das servidões, que é a servidão intelectual, do atraso e do desconhecimento, principal causa dos males que nos atormentam.

Como “Desnorteados” e “Sulientados” que somos, nos propomos a construir coletiva e colaboradamente um projeto de mídia alternativa, um espaço dedicado a prática de um jornalismo ético, a difusão de notícias/informações fatídicas, a publicação de autores/colaboradores que, como nós, se dedicam a reflexões na perspectiva da construção de um mundo melhor, mais justo, solidário e harmônico.

Um espaço democraticamente aberto ao debate da realidade e busca de soluções para os exponenciais problemas do Brasil, da América Latina e de todos os outros países do Mediterrâneo, do Oriente Médio, da Ásia e da África, que conformam o Sul geopolítico, historicamente saqueados e submetidos ao poder bélico, econômico e tecnológico das potências do Norte.

“Sulientados” buscamos através da Diálogos do Sul, confrontar “verdades” que há muito tempo, vem sendo impostas aos povos do Sul, pelo colonialismo e imperialismo, hoje comandado por uma diminuta elite improdutiva, predatória e desumana integralmente dedicada a imposição através da mídia hegemônica da cultura do pensamento único e manutenção da ditadura do capital financeiro.

“Sulientados” nos dedicamos a manutenção de uma outra mídia. Uma mídia alternativa a serviço do respeito a diversidade e de um multilateralismo capaz de permitir uma verdadeira integração dos povos e nações, fundamentada na cultura da paz, na solidariedade e na harmonia, através de um contínuo fortalecimento dos mecanismos de cooperação entre os países e povos do Sul..

Dada a atual pandemia, a luta e defesa intransigente destes princípios e objetivos são agora mais urgentes e importantes do que nunca antes.

Por isso, aproveitemos esta efeméride, do Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul para refletir, celebrar e convidar a todos agir “Sulientadamente”.

Sob a ameaça do fascismo globalizado e da obscuridade, “Desnortear” o planeta é urgente, antes que seja tarde demais… e o brilho do sol, da lua e das estrelas se apaguem!

Nosso norte é o Sul

João Baptista Pimentel Neto, jornalista, ativista cultural, diretor da Tv Cidade Livre / Comunicação Comunitária e ex-presidente do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema. Da equipe da Diálogos do Sul


Veja também

 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

João Baptista Pimentel Neto Jornalista e editor da Diálogos Do Sul.

LEIA tAMBÉM

Apoiadores de maio agradecemos por estarem com a Diálogos do Sul Global (1)
Apoiadores de maio: sua contribuição fortalece a missão da Diálogos do Sul Global
Paulo Cannabrava Filho 89 anos de resistência, amor e luta pela democracia na América Latina (2)
Paulo Cannabrava Filho: 89 anos de resistência, amor e luta pela democracia na América Latina
Sem vergonha, mas com pesar, preciso dizer que erramos - editorial (3)
Editorial | Sem vergonha, mas com pesar, preciso dizer que erramos
As mais lidas de 2024 na Diálogos do Sul Global (1)
As 10 mais lidas de 2024 na Diálogos do Sul Global