Pesquisar
Pesquisar

Pontos de não retorno: o que são e por que vida na terra está à beira do colapso?

Avanço da crise climática pode desencadear em breve danos perigosos e abrangentes às pessoas e à Natureza que não poderiam ser desfeitos
Redação ClimaInfo
ClimaInfo
São Paulo (SP)

Tradução:

Cincos pontos de inflexão dos sistemas terrestres, como o colapso de grandes camadas de gelo e a mortalidade de recifes de corais de águas quentes, estão sob risco de serem ultrapassados em função do aquecimento global. Outros três estarão ameaçados na década de 2030, se o aumento da temperatura ultrapassar os 1,5°C determinados pelo Acordo de Paris. Assim, o mundo se aproxima rapidamente de pontos de não retorno (tipping points) de alto impacto, que podem ocasionar uma sequência de desastres ambientais pelo planeta.

Essa é a mensagem do “Global Tipping Points Report 2023”. Trata-se da maior avaliação do gênero já feita e que envolveu o trabalho de mais de 200 cientistas de 25 instituições internacionais, destaca Daniela Chiaretti no Valor. O relatório foi liderado por Timothy Lenton, do Global Systems Institute, da Universidade de Exeter, e financiado pelo Bezos Earth Fund, do bilionário Jeff Bezos, CEO da Amazon.

Assista na TV Diálogos do Sul

O relatório aponta 26 pontos de não retorno, identificados a partir de evidências de mudanças, registros observacionais e modelos computacionais. Há diversos elementos que impactam e desestabilizam os sistemas em risco, mas, para a maioria deles, a crise climática é um importante elemento. Assim, mesmo que a temperatura global parasse de subir agora – o planeta está 1,2°C mais quente em relação ao período pré-industrial –, o colapso de alguns sistemas pode já estar contratado, destaca a Folha.

O desencadeamento dessas mudanças planetárias não fará com que as temperaturas fiquem fora de controle nos próximos séculos. Mas, desencadeará danos perigosos e abrangentes às pessoas e à Natureza que não poderiam ser desfeitos, reforça o Guardian.

Continua após a imagem

Avanço da crise climática pode desencadear em breve danos perigosos e abrangentes às pessoas e à Natureza que não poderiam ser desfeitos

Pixabay
Grandes partes da Floresta Amazônica podem ser substituídas por savanas degradadas com 2°C de aquecimento

“Os pontos de não retorno no sistema terrestre representam ameaças de uma magnitude nunca enfrentada pela Humanidade. Podem desencadear efeitos-dominó devastadores, incluindo a perda de ecossistemas inteiros e da capacidade de cultivo de culturas básicas, com impactos sociais que incluem deslocações em massa, instabilidade política e colapso financeiro”, explica Lenton.

Causa e efeito: o fim da harmonia entre ser humano e natureza e as atuais crises globais

O perigo mais imediato, diz o estudo, é para os recifes de coral ao redor do mundo, que estão ameaçados mesmo nos níveis atuais de aquecimento. As camadas de gelo na Groenlândia e na Antártica Ocidental também correm o risco de colapso irreversível, o que poderia aumentar os níveis do mar neste século e além, relata a Nature.

Com 1,5°C de aquecimento acima dos níveis pré-industriais, as florestas do norte estão em risco, assim como os manguezais e outros ecossistemas costeiros, alerta o relatório. E grandes partes da Floresta Amazônica podem ser substituídas por savanas degradadas com 2°C de aquecimento, perturbando a vida em toda a América do Sul, reduzindo fortemente a produtividade da agricultura na região central do Brasil e resultando em ainda mais carbono sendo lançado na atmosfera.

Bloomberg, France24 e New Scientist também destacaram o estudo.

Redação | ClimaInfo


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação ClimaInfo

LEIA tAMBÉM

Aviões de Bezos geram em 12 meses mesma poluição de um cidadão comum em 207 anos
Aviões de Bezos geram em 12 meses mesma poluição de um cidadão comum em 207 anos
Enchentes na Espanha indicam possível ineficácia de sistema contra inundações
Ineficácia de sistema contra inundações pode ter agravado enchentes na Espanha
Emergência climática as áreas costeiras que vão desaparecer com aumento do nível do mar
Emergência climática: as áreas costeiras que podem desaparecer com aumento do nível do mar
Descarbonizar economia, controlar IA e trocar dívida por ação climática o chamado de Petro na COP16
Descarbonizar economia, controlar IA e trocar dívida por ação climática: o chamado de Petro na COP16