Pesquisar
Pesquisar

Portugueses protestam contra produtos produzidos e comercializados pela Monsanto

Protestos contra agrotóxicos produzidos pela Bayer-Monsanto também ocorreram na França, Alemanha, Índia, Canadá, Estados Unidos, México, Chile e Austrália

Redação Pressenza
Pressenza
São Paulo (SP)

Tradução:

Ativistas foram às ruas na cidade do Porto, Portugal, contra a empresa de herbicidas Bayer-Monsanto, que produz e comercializa organismos geneticamente modificados (OGM) e produtos químicos venenosos que são utilizados na agricultura, os denominados agrotóxicos. A concentração começou na praça dos Poveiros.

Os protestos e mobilizações contra a Monsanto acontecem em Portugal desde 2013, e neste ano realizou-se após alguns dias da condenação da Bayer-Monsanto a pagar uma indenização de 1,8 bilhões de euros a um casal que responsabilizou o herbicida Roundup pelo câncer que ambos sofrem por um tribunal estadunidense.

Protestos contra agrotóxicos produzidos pela Bayer-Monsanto também ocorreram na França, Alemanha, Índia, Canadá, Estados Unidos, México, Chile e Austrália

Crédito da Imagem: Leonardo Olhier/Mídia NINJA
Manifestações contra a Bayer-Monsanto em Portugal

O protesto em Portugal foi organizado pelo coletivo Porto Sem OGM, da Associação Musas, do núcleo do Porto do PAN – Partido Animais, Pessoas e Natureza e do Terra Viva – Associação de Ecologia Social.

Foto Leonardo Olhier | Mídia NINJA

Além da cidade do Porto, ambientalistas também se manifestaram pelo mundo todo, em um apelo para sensibilizar e informar o público sobre os perigos que os organismos geneticamente modificados e os agrotóxicos representam para a saúde e o meio ambiente.

França, Alemanha, Sérvia, Chipre, Índia, Canadá, Estados Unidos, México, Chile e Austrália estão entre os países em que ocorreram tais manifestações.

Foto Leonardo Olhier | Mídia NINJA

Foto Leonardo Olhier | Mídia NINJA


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Redação Pressenza

LEIA tAMBÉM

Ecoansiedade como devastação climática impacta saúde mental na América Latina
Ecoansiedade: como devastação climática impacta saúde mental na América Latina
O Presidente Jair Bolsonaro esteve em Sertânia (PE), na manhã desta sexta (19), para participar da cerimônia de acionamento das comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste
PPP para administrar canais do São Francisco é privatização disfarçada, aponta Roberto Malvezzi
Gigante verde como México pode se tornar campeão global de indústria renovável
Gigante verde: como México pode se tornar campeão global em indústria renovável
Em 10 anos, 8 em 10 assassinatos de ambientalistas no mundo foram na América Latina
Em 10 anos, América Latina foi palco de 8 em 10 assassinatos de ambientalistas no mundo