Pesquisar
Pesquisar

Progressista Andrés Arauz lidera intenções de voto para presidência no Equador

Candidato apoiado por Rafael Correa estaria muito próximo de ganhar as eleições no primeiro turno, com ampla vantagem sobre seu rival mais próximo

Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Quito

Tradução:

O candidato progressista à presidência do Equador, Andrés Arauz, lidera hoje as intenções de voto nas eleições gerais do próximo dia 7 de fevereiro, segundo o analista Omar Maluk.

O dado foi resultado de uma pesquisa recente do catedrático universitário, disponível em redes sociais, que avaliou o cenário eleitoral levando em conta a quem beneficiariam os votos inicialmente favoráveis a Álvaro Noboa, que não pôde participar da disputa por decisão do Conselho Nacional Eleitoral.

Segundo o estudo, Arauz, da coalizão União pela Esperança (UNES), se os sufrágios fossem hoje, seria o aspirante a presidente mais votado dos 16 contendores, com 39,2% de aceitação.

0d640317 7d9a 42fb 9398 91a29f375525

Em segundo lugar está Guillermo Lasso, do Movimento Creio, apoiado por 21,8%, e em terceiro lugar está Yaku Pérez, do movimento Pachakutik, com 14,4%.

A quarta posição, um pouco afastado dos demais, é ocupada pelo empresário Isidro Romero, do partido Avança, com 6,2% de popularidade.

O resto dos aspirantes à presidência têm entre 4,2 e 0,6 pontos de aceitação.

Candidato apoiado por Rafael Correa estaria muito próximo de ganhar as eleições no primeiro turno, com ampla vantagem sobre seu rival mais próximo

La República EC
O candidato progressista à presidência do Equador, Andrés Arauz.

De acordo com as estatísticas, o aspirante progressista estaria muito próximo de ganhar as eleições no primeiro turno, com ampla vantagem sobre seu rival mais próximo.

d7e04c1e 70e4 46a9 81d0 8758e4713a66

A pesquisa revelou também que a maior popularidade de Arauz concentra-se nas províncias de Manabí, Esmeraldas e Los Ríos, assim como em várias zonas de Guayas.

O resultado da pesquisa de Maluk reafirma dados fornecidos por pesquisas similares de outras empresas, cuja maioria coloca o candidato da UNES na primeira posição na disputa, programada para daqui a 11 dias.

Segundo afirmou o próprio Arauz em entrevistas, o apoio à UNES pode ser verificado em cada atividade de campanha que realiza por todo o território nacional, assim como no acompanhamento popular na luta da coalizão pela aceitação de seus candidatos nas eleições.

Domingo, 7 de fevereiro, mais de 13 milhões de eleitores definirão o próximo presidente e vice-presidente do Equador, os 137 membros da Assembleia Nacional e os cinco parlamentares andinos.

Se for necessário um segundo turno, a data definida pelo CNE para ele é o próximo 11 de abril.

Redação Prensa Latina

Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.

Tradução: Ana Corbusier


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

cf21a13a 882a 43de 885c b995137b7a87

Veja também

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Cuba, 64 anos de bloqueio Pt
Cuba, 64 anos de bloqueio | Pt. 1: A engenharia de asfixia imposta pelos EUA pré-1962
Não vamos nos render’ Cuba anuncia medidas frente a dramático novo bloqueio dos EUA
‘Não vamos nos render’: Cuba anuncia medidas frente a brutal novo bloqueio dos EUA
Xi e Putin reafirmam apoio a Cuba e Venezuela em meio às pressões dos EUA a
Xi e Putin reafirmam apoio a Cuba e Venezuela em meio às pressões dos EUA
EUA x Venezuela é para roubar petróleo — mas também para destruir o chavismo
Chavismo: um obstáculo aos planos de Trump para o petróleo venezuelano