O Partido dos Trabalhadores (PT) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o voto do governo brasileiro na ONU, a favor do embargo econômico a Cuba, seja declarado inconstitucional.
Em novembro de 2019, pela primeira vez na história o Brasil votou contra o fim das limitações imposta a Cuba. Além do país, também votaram pela continuidade do embargo EUA e Israel. Na ocasião, 187 países votaram pelo fim das restrições imposta a Cuba.
Leia também
Para Cuba, inclusão na lista de financiares do terrorismo é “ato cínico e hipócrita”
O Partido dos Trabalhadores alega que o governo de Jair Bolsonaro desrespeitou diversos preceitos constitucionais. Em sua manifestação, o PT citou os fundamentos da dignidade da pessoa humana e do pluralismo político que, para a legenda foram quebrados.
Além disso, a ação do PT também recordou de preceitos das relações internacionais, tais como a prevalência dos direitos humanos, a não-intervenção e a solução pacífica dos conflitos. O ministro Roberto Barroso será o relator do caso.
Foto Valter Campanato/Agência Brasil
Em novembro de 2019, pela primeira vez na história o Brasil votou contra o fim das limitações imposta a Cuba.
“Considerando, portanto, todas as ponderações apresentadas, sobretudo o contexto histórico do bloqueio econômico à Cuba pelos EUA e suas consequências para a nação caribenha, compreende-se que a defesa da manutenção de tais sanções internacionais representa um ato atentatório à dignidade da pessoa humana”, diz a petição do PT.
Sobre o tema
Frente à pandemia, crescem as reivindicações na ONU pelo fim do bloqueio contra Cuba
Historicamente, o Brasil se opõe a todo tipo de sanção econômica unilateral. Dessa maneira, o voto do governo Bolsonaro favorável ao embargo econômico a Cuba quebra uma tradição mantida por décadas.
Marcelo Hailer para a Revista Fórum
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na Tv Diálogos do Sul
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br - Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram