Pesquisar
Pesquisar

Militares deixam passar fuzil e outras armas ao PCC enquanto se ocupam atacando eleições

Integrante da facção criminosa que responde a 16 processos por crimes como homicídio e tráfico de drogas, conseguiu aval para comprar armas legalmente
Redação RBA
Rede Brasil Atual
São Paulo (SP)

Tradução:

A Polícia Federal (PF) prendeu na semana passada um integrante da organização criminosa PCC, durante a Operação Ludíbrio, em Uberaba (MG). Com o suspeito, os policiais apreenderam um fuzil, uma espingarda, duas carabinas, duas pistolas e um revólver.

As armas, avaliadas em mais de R$ 60 mil, foram compradas legalmente, no entanto. Isso porque o homem conseguiu obter o certificado de registro de caçador, atirador e colecionador (CAC) no Exército brasileiro, apesar da ter longa ficha de crimes cometidos.

Ele responde a 16 processos criminais, incluindo cinco indiciamentos por crimes como homicídio qualificado e tráfico de drogas. De acordo com a PF, para obter registro como CAC, ele apresentou somente a certidão negativa de antecedentes criminais na segunda instância, emitida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Assista na TV Diálogos do Sul

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a investigação mostra que o Exército não exigiu certidão negativa da Justiça de primeira instância, na qual constam os diversos processos. Ele obteve o registro em junho do ano passado

Integrante da facção criminosa que responde a 16 processos por crimes como homicídio e tráfico de drogas, conseguiu aval para comprar armas legalmente

Rede Brasil Atual
Bolsonaro tentou acabar com a necessidade de autorização prévia do Exército para a aquisição de armamentos e munições

Descontrole

O episódio retrata o descontrole sobre os armamentos no país durante a gestão Bolsonaro. E também revela ineficiência do Exército na fiscalização dos últimos dispositivos de controle que ainda restam. Mais preocupados em levantar falsas suspeitas sobre o sistema eleitoral brasileiro, os militares acabam deixando passar armas para as mãos de criminosos.

Atualmente, cerca de 1,5 milhão de armas estão registradas no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas  (Sigma). Os CACs respondem por mais da metade desse acervo (pouco mais de 884 mil), sendo que o restante é formado pelo armamento particular de militares, incluindo policiais e bombeiros.

O registro obtido pelo membro do PCC preocupa especialistas porque expõe as fragilidades da área de controle do Exército, segundo a reportagem.

Acesso fácil

O presidente editou portarias e decretos que facilitam o acesso às armas e munições para os CACs. Ele liberou, por exemplo, a compra de armas antes restritas às forças de segurança, como pistolas de calibres .49m, 9 mm, .45 e 357 Magnum. Além disso, ele aumentou de 50 para 5 mil o limite de munições que cada CAC pode comprar anualmente para cada arma de “uso permitido”. Para os armamentos de “uso restrito”, esse limite subiu de 50 para 1 mil cartuchos por ano.

Voto em Bolsonaro é defendido em evento pró-armas, com direito a sorteio irregular de pistola

Bolsonaro tentou, até mesmo, acabar com a necessidade de autorização prévia do Exército para a aquisição de armamentos e munições para os CACs, mas esse e outros dispositivos foram suspensos pela ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamentos que analisa os decretos de Bolsonaro que flexibiliza o acesso às armas foi suspenso em setembro do ano passado. O ministro Nunes Marques pediu vista do processo, para evitar que os decretos fossem derrubados por decisão da maioria dos ministros.


Redação Rede Brasil Atual


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação RBA

LEIA tAMBÉM

Brasil_histpria_quarteladas
Frei Betto | História do Brasil é marcada por quarteladas; impunidade ameaça futuro
Ditadura_corrupação_assassinatos
Ditadura no Brasil criou sistema de corrupção e assassinatos que se retroalimentava
1964_Quadrinhos_Ditadura_Militar
1964: como quadrinhos educam sobre história, heróis e algozes da ditadura militar
60 anos golpe militar - terrorismo de Estado
60 anos do golpe: terrorismo de Estado deve ser lembrado (e repudiado!) para que não se repita