Conteúdo da página
ToggleA presidente deposta pelo golpe de 2016, Dilma Rousseff, destacou os possíveis efeitos da vitória de Luis Arce (Movimento pelo Socialismo) na Bolívia sobre outros países da América do Sul.
“Celebro com @LuchoXBolivia e @evoespueblo a lição que nos dá o bravo povo boliviano, que reconquistou a democracia nas urnas. Que a vitória sirva de inspiração aos povos do nosso continente que sofrem sob regimes neoliberais e autoritários”, escreveu a ex-presidente no Twitter.
Veja também:
Celebro com @LuchoXBolivia e @evoespueblo a lição que nos dá o bravo povo boliviano, que reconquistou a democracia nas urnas. Que a vitória sirva de inspiração aos povos do nosso continente que sofrem sob regimes neoliberais e autoritários.
— Dilma Rousseff (@dilmabr) October 19, 2020
Também no Twitter, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Luis Arce e Evo Morales. “Que a Bolívia retorne ao caminho do desenvolvimento com inclusão e soberania”, disse.
Reprodução: agenciabrasil
A ex-presidenta do Brasil Dilma Rousseff
Meus parabéns ao povo boliviano, que restabeleceu sua democracia. Parabéns para @LuchoXBolivia e meu amigo @evoespueblo, que depois de um ano difícil podem ver respeitado o voto popular. Que a Bolívia retorne ao caminho do desenvolvimento com inclusão e soberania.
— Lula (@LulaOficial) October 19, 2020
Em participação no Bom Dia 247, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim afirmou que o resultado da eleição representa “o regresso da população indíge na ao poder, a volta do povo, que disse não ao golpe de Estado”.
Também no mesmo programa, o jornalista Breno Altmann disse que “a razão de fundo da vitória de Luis Arce foi a preservação da impressionante rede de mobilização popular que deixou todo o governo golpista instável”.
Outras personalidades também se pronunciaram sobre a possível vitória de Luis Arce na Bolívia, confira:
Semana começa com boa notícia para a democracia na América Latina com a vitória, nas urnas, do candidato Luiz Acre como presidente da Bolívia. Conquista significativa e que tende a ampliar o isolamento de Bolsonaro na região. Falta agora ao governo brasileiro reconhecer a vitória
— George Marques ??? (@GeorgMarques) October 19, 2020
Que linda vitória do povo boliviano! https://t.co/gbhAq54GGc
— Manuela (@ManuelaDavila) October 19, 2020
Bons ventos sobram da América Latina! Boca de urna já e a presidente golpista já reconhecem a vitória de Luis Arce, candidato de Evo Morales, a Presidência da Bolívia! A democracia voltou, como disse Arce. Viva a vontade do povo! Viva a Bolívia!
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) October 19, 2020
Bolivia ha amanecido, Ecuador va a amanecer, Chile va a amanecer. Junto a los pueblos que no han caído en la noche van a empezar una nueva etapa en América Latina más luminosa, más atenta a las críticas, con un pie siempre en las calles, que no dé ninguna oportunidad al golpismo. https://t.co/4voUcsVn4H
— Juan Carlos Monedero (@MonederoJC) October 19, 2020
Depois de um ano, o povo responde ao golpe com uma contundente vitória do MAS na Bolívia. A estimativa aponta mais de 50%, superando em 20 pts. a diferença para o 2o candidato. Agora veremos os vendilhões golpistas fugindo do país e a OEA de Almagro desmoralizada. Viva Bolívia!
— carol proner (@carolproner) October 19, 2020
A vitória do MAS, já reconhecida por Jeanine Anez, somada aos resultados da eleições parlamentares, poderão garantir o aprofundamento do processo socialista boliviano, proporcionando maioria sólida para promover reformas profundas que possam evitar novos golpes.
— carol proner (@carolproner) October 19, 2020
Que notícia boa pra começar a semana! A indicação de vitória expressiva de Luis Arce na Bolívia demonstra que o POVO derrotou o golpismo dos últimos meses! Arce, apoiado por Evo, é o retorno do projeto popular derrubado injustamente pela extrema-direita. A BOLÍVIA NÃO SE RENDE! pic.twitter.com/jxc5wxYAKp
— Jandira Feghali ??? (@jandira_feghali) October 19, 2020
Derrota da extrema-direita e vitória do MAS na Bolívia! O resultado, já reconhecido pela presidente golpista Áñez, aponta que, com 52,4%, Luís Arce será o futuro presidente do país! Depois do golpe de Estado e racista, a extrema-direita sai derrotada! O próximo tem que ser Trump! pic.twitter.com/KU0un4iPRc
— Fernanda Melchionna 50 (@fernandapsol) October 19, 2020
Bolívia: Primeira eleição pós-golpe contra Evo Morales; Saiba tudo o que aconteceu nas eleições deste domingo: https://bit.ly/31iLXvM
Confira entrevista EXCLUSIVA com Luís Arce: