UOL - O melhor conteúdo
Pesquisar
Pesquisar

Dica de filme: 1964 – Um golpe contra o Brasil

Cinemateca Diálogos do Sul

Tradução:

Sua estreia foi mais do que um sucesso, apesar de alguns problemas técnicos e parte dos interessados não ter conseguido ingressar ao auditório do Memorial da Resistência no início do mês. As desculpas são mais do que aceitas quando o assunto é o novo documentário produzido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e dirigido por Alipio Freire, “1964 – Um golpe contra o Brasil”.
Dá só uma olhada no comunicado da organização e confira onde e quando serão as próximas exibições. Ah, e não chegue tarde!
Capa DVD
O Núcleo de Preservação da Memória Política e o Memorial da Resistência de São Paulo vêm a público pedir desculpas às pessoas que compareceram à primeira exibição pública do documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil”, realizada no âmbito do projeto Sábados Resistentes, e que não puderam ingressar ao auditório por limitação de espaço.
Também queremos nos desculpar pelos problemas técnicos ocorridos que provocaram o atraso da exibição, marcada inicialmente para às 14 horas. Nesse sentido, agradecemos a compreensão do público que se manteve pacientemente no auditório até o início da exibição.

As pessoas que deixaram o nome e e-mail de contato com os organizadores serão contatadas em breve para agendamento de uma nova sessão do filme no Memorial da Resistência.

As providências adotadas, se não eliminaram totalmente o desconforto daqueles que não puderam assistir ao documentário no sábado passado, reafirmam o respeito e a atenção com que tanto o Núcleo de Preservação da Memória Política como o Memorial da Resistência de São Paulo costumam devotar ao público que prestigia as atividades desse espaço da resistência política em nosso país.

Sobre o filme

Os contratempos ocorridos na primeira exibição pública do filme “1964 – Um golpe contra o Brasil” (produzido pelo Núlceo Memória e dirigido por Alipio Freire), não devem, no entanto, desviar o foco do fato principal: o público atendeu amplamente ao convite de debater os motivos que levaram ao golpe de estado civil e militar de 1964, seus autores, patrocinadores e apoiadores, com o claro objetivo de passar a nossa história a limpo e jogar no lixo a herança autoritária que persiste no Brasil de hoje. O documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil” foi aclamado pelos presentes à sessão.

Nesse sentido, o Núcleo de Preservação da Memória Política acredita que o filme “1964 – Um golpe contra o Brasil” contribui para resgatar a verdade histórica e, assim, impedir que golpes de estado e regimes autoritários voltem a acontecer.

Informamos que sindicatos, universidades, escolas, ONGs e movimentos sociais estão agendando sessões em seus espaços de atuação. Organizações do Chile e da Argentina também solicitaram cópias do filme.

Aproveitamos a oportunidade para anunciar as próximas exibições do documentário “1964 – Um golpe contra o Brasil”:
16/3 – Projeto Cine Bijou – Cinema e Memória 3ª edição
Exibição pública na abertura do ciclo de cinema, com a realização de debate com o diretor após a sessão.
Horário: 15 horas
Local: Teatro Studio 184 (Praça Roosevelt, 184 – Bela Vista, São Paulo)
Entrada: Gratuita.
Observações: É necessário fazer inscrição para a sessão, pelo e-mailcontato@nucleo.org.br, devido à limitação de lugares (80).
1/4 – Museu da Imagem e do Som – Campinas
Exibição pública com a realização de debate com o diretor após a sessão.
Horário: 19 horas
Local: Rua Regente Feijó, 837, Centro – Campinas
Entrada: Gratuita.
1/4 – Cursinho da Poli – Unidade Lapa
Exibição para estudantes do curso pré-vestibular e a comunidade, com realização de debate com professores e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política após a sessão.
Horário: 19 horas.
Entrada: Gratuita.
3/4 – Cursinho da Poli – Unidade Zona Leste
Exibição para estudantes do curso pré-vestibular e a comunidade, com realização de debate com professores e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política após a sessão.
Horário: 19 horas.
Entrada: Gratuita.
5/4 – Cursinho da Poli – Unidade Santo Amaro
Exibição para estudantes do curso pré-vestibular e a comunidade, com realização de debate com professores e diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política após a sessão.
Horário: 19 horas.
Entrada: Gratuita..


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Cinemateca Diálogos do Sul

LEIA tAMBÉM

Breno Altman “Falar grosso com Maduro e fino com Noboa é vergonhoso” (1)
Breno Altman: “Falar grosso com Maduro e fino com Noboa é vergonhoso para Lula”
Filhos roubados por Pinochet Chile luta para reunificar famílias vítimas da ditadura (1)
Filhos roubados por Pinochet: a luta no Chile para reunificar famílias vítimas da ditadura
Mais Estado, menos mercado as conquistas e os desafios da Esquerda na América Latina
Mais Estado, menos mercado: as conquistas e os desafios da Esquerda na América Latina
Nunca uma pesquisa de boca de urna errou tanto no Equador, alerta pesquisadora (2)
Nunca uma pesquisa de boca de urna errou tanto no Equador, alerta pesquisadora