Pesquisar
Pesquisar

O fracasso do ídolo da “nova” direita brasileira: Maurício Macri quebra a Argentina

Risco-país da Argentina hoje é quase o dobro do que tinha o Brasil no auge da crise que levaria ao golpe contra Dilma Rousseff
Martín Fernández Lorenzo
Socialista Morena
São Paulo (SP)

Tradução:

Em menos de quatro anos o governo de Mauricio Macri, um dos ídolos da “nova” direita brasileira, conseguiu levar a Argentina à ruína e a um provável calote que já está batendo à porta. A revista Forbes publicou no último dia 17 de abril que o país irá repetir o default dos anos de Fernando De la Rúa (1999-2001): “Prepare-se para outro default argentino!”, alertava a publicação. Naquele dia, o dólar estava em 42,36 pesos; nesta segunda-feira está em 45,70 pesos. “A Argentina está à beira do abismo”, ecoava o Financial Times uma semana depois.

A situação começou a se agravar (ainda mais do que já estava) na terça-feira, 16 de abril, quando o governo neoliberal de Mauricio Macri divulgou o índice de inflação de março: 4,7%. Em 2016, Federico Sturzenegger, ex-presidente do Banco Central (que, não por acaso, também trabalhou para o governo de De la Rúa) havia previsto que em 2019 a inflação anual seria de 5%. Este, na verdade, é agora o índice de inflação mensal do país.

Risco-país da Argentina hoje é quase o dobro do que tinha o Brasil no auge da crise que levaria ao golpe contra Dilma Rousseff

Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil
"Ele é o cara". De Bolsonaro sobre Macri

Depois do impactante número de março, que soma 11,8% em apenas três meses, anunciaram que o presidente daria uma mensagem ao povo argentino propondo novas medidas. Estava previsto que Macri falaria às 10h do dia 17 de abril e, depois de um atraso de 30 minutos, o presidente se dirigiu ao povo argentino através de um vídeo no youtube, editado e com a presença de “gente do povo” (que tinham sido visitados um ano atrás).

O pacote completo de medidas foi anunciado mais tarde pelo ministro das Finanças, Nicolás Dujovne, em uma coletiva de imprensa: o congelamento dos aumentos tarifários e de 64 produtos no mercado. Mas dos 64 itens, apenas 20 são saudáveis. Os demais são pouco nutritivos e relacionados com o aumento da obesidade na Argentina 

A notória ausência de Macri na coletiva de imprensa, e a mensagem no youtube onde se via um presidente com aparência de derrotado e continuando com o discurso falacioso de que a culpa ainda é do governo anterior, imediatamente fizeram as ações e títulos argentinos caírem 8% em Wall Street.

O pacote ridículo de medidas, que foi chamado de “plano de alívio”, não enganou ninguém. O salário das pessoas não consegue chegar ao final do mês há tempos e todos os dias há mais aposentados que afirmam que só podem comer uma vez por dia.

– Como a senhora faz para chegar ao final do mês, malabarismos?, pergunta a jornalista a uma mulher aposentada.
– Não, querida, como uma vez por dia.

<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”es” dir=”ltr”>Viste cdo vas a hacer una encuesta y de pronto se t hace un nudo en la garganta… bueno, acá me paso. <a href=”https://t.co/wcfmNIunBB”>pic.twitter.com/wcfmNIunBB</a></p>&mdash; Claudia Salto (@ClaudiSalto) <a href=”https://twitter.com/ClaudiSalto/status/1116454246680018947?ref_src=twsrc%5Etfw”>11 de abril de 2019</a></blockquote>

<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Casos como este se multiplicam a cada dia. Na semana passada, uma mulher aposentada tentou tirar a própria vida se jogando nos trilhos do metrô por não ter o mínimo suficiente para comprar remédios ou comida. 

O suposto pacote de medidas seria implementado a partir de segunda-feira, 22 de abril, mas foi transferido para segunda seguinte, dia 29. Após o anúncio fracassado, a economia foi novamente abalada. O dólar subiu 1,6%, para o valor de 43,69 pesos, e o risco-país atingiu o pico mais alto em quatro anos, 858 pontos, fechando em 846. As ações argentinas em Wall Street caíram 7%. Em 2018, a Argentina foi o país em que o risco-país mais cresceu na região, superando folgadamente a Venezuela. Com a nova desvalorização, o pacote de medidas “congeladas” modificou novamente seus preços. Um vexame.

Depois de uma terça-feira (23 de abril) de aparente calma, o risco-país subiu para 868, mas a tempestade voltou no dia seguinte, quando o dólar alcançou os 44,92 pesos e o risco-país 963 pontos. As ações argentinas em Wall Street baixaram 13,6%. Quando questionado sobre a crise, o presidente declarou: “O risco-país aumenta porque o mundo acredita que os argentinos querem voltar atrás”, uma clara alusão ao retorno de Cristina Kirchner, à frente em todas as pesquisas.

A crise e a incerteza tornaram-se uma questão cotidiana. Na quinta-feira 25 de abril o dólar superou o recorde de 47,51 pesos e o risco-país chegou a 1.006 pontos, respectivamente. Para ter uma comparação, no auge da crise que levaria ao golpe contra Dilma, em 2015, o risco-país chegou a 539,40. Macri quase dobra o índice. Com a intervenção do Banco Central, houve um declínio. O dólar fechou a sexta 26 de abril em 46,13 e o risco país em 944 pontos. As ações em Wall Street caíram novamente 9,8%.

Não é que a equipe econômica de Macri (chamada por ele de “a melhor equipe dos últimos 50 anos”) tenha se equivocado. Suas ações foram propositais. Não se entende como o ministro das Finanças Dujovne “errou” em 32 pontos a projeção inflacionária de 2018 (de 15,7% para 47,6%) e permanece no cargo. Para 2019, projetou 23% ao ano. Nos primeiros cinco meses se alcançará esse número. Mentem de um jeito nunca visto antes.

Nesta última semana, numa tentativa desesperada de conter o dólar, o FMI autorizou o Banco Central a usar as reservas para continuar o assalto ao Estado, e os juros chegaram ao patamar mais alto desde o ano de 2002: 74%. Com isso o, risco-país teve a queda mais importante, de 38 pontos, e ainda assim ficou em 926.

“Coincidentemente”, na semana em que o dólar e o risco-país alcançaram valores históricos, se ampliaram os processos judiciais sobre Cristina Fernandez de Kirchner. E o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, se juntou aos que a atacam, dizendo estar “preocupado” que a Argentina se torne “uma nova Venezuela”, como se a fome e a miséria já não tivessem chegado ao país com Macri.

Uma coisa está clara: o povo está passando fome e a ponto de explodir. Se tentarem fazer com Cristina o que fizeram com Lula, será a faísca que falta para que todas as ruas sejam tomadas e que se incendeiem. Recordemos que a popularidade do presidente no contexto atual é nula. Macri é um presidente que não pode discursar em público em nenhuma cidade do país. Nenhuma.

Se sua solução é aprisionar aquela que lidera amplamente as pesquisas, o resultado poderá ser uma explosão social com consequências incalculáveis.


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Martín Fernández Lorenzo

LEIA tAMBÉM

EUA_Palestina 2
Gestores de universidades nos EUA fomentam repressão a atos pró-Palestina: "Optaram pelos lucros”
Guatemala
"Eram como o próprio demônio": Guatemala ouve vítimas de massacre operado por militares em 1982
Noboa_Equador
Equador: resultado do referendo isola Noboa e protege país do abuso de transnacionais
Cubana de Aviacion (1)
A mando dos EUA, empresas argentinas bloqueiam Cuba e negam combustível a aviões