Pesquisar
Pesquisar

Centenas protestam em El Salvador contra golpe; “Intenção de controle dos poderes”, diz Frente Farabundo Martí

Maioria governista no parlamento, aprovou destituição de dois juízes do Supremo Tribunal de Justiça e do procurador-geral
Redação AbrilAbril
AbrilAbril
Lisboa

Tradução:

Este domingo, cerca de 300 manifestantes, de diversas organizações, concentraram-se junto ao Monumento à Constituição, em São Salvador, em protesto contra o que qualificam como “um golpe ao Estado de direito e um ataque à democracia”.

Com pancartas e palavras de ordem, refere a Prensa Latina, os presentes disseram “sim” à convocatória do movimento Salvadorenhos contra o Autoritarismo para repudiar a destituição de dois juízes da Câmara Constitucional do Supremo Tribunal de Justiça e do procurador-geral do Ministério Público, Raúl Melara, proposta pelo partido Nuevas Ideas, do presidente Nayib Bukele, e aprovada na sessão de abertura da nova legislatura da Assembleia Legislativa.

Para justificar a proposta de destituição, o Nuevas Ideas acusou os magistrados de terem posto em risco a população com as decisões que tomaram durante a quarentena decretada para conter a propagação da Covid-19, e alegou que Melara responde aos interesses do partido Alianza Republicana Nacionalista (oposição de direita).

Ambas as medidas, aprovadas sem qualquer problema, uma vez que a aliança que sustenta o governo detém uma maioria de dois terços no Parlamento, não foram bem acolhidas por setores da oposição e da sociedade, que alertam para a falta de separação de poderes e para a perda de independência do poder judiciário.

Saiba+
El Salvador: Bukele acumula mais poder político ao eleger maioria dos deputados

Na concentração deste domingo, foram feitos apelos “ao diálogo e à transparência na gestão pública”, entre alertas para “o risco da perda da liberdade” pelos cidadãos, por mais que o presidente da República, Nayib Bukele, defenda estas primeiras medidas da legislatura afirmando que elas “cumprem a vontade do povo, expressa nas urnas”.

Maioria governista no parlamento, aprovou destituição de dois juízes do Supremo Tribunal de Justiça e do procurador-geral

br.sputniknews.com
Parlamento salvadorenho, onde o governo de Bukele detém uma maioria de dois terços, é acusado de ataque à democracia e á separação de podere

FMLN denuncia ataque ao Estado de direito em El Salvador

Em comunicado emitido este sábado, a Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN) acusou a Assembleia Legislativa de “aberta e descarada intromissão noutros órgãos do Estado”, pondo em risco “a segurança jurídica e o Estado de direito” no país centro-americano.

Para a FMLN, a decisão agora aprovada representa uma “intenção manifesta de controle absoluto dos poderes do Estado, colocando-os todos ao serviço de quem exerce o poder executivo”.

Chamando a atenção da comunidade internacional para “a extrema gravidade” destas medidas, a Frente qualifica-as como “um golpe de Estado à incipiente democracia”, consumado por via legislativa e violando as regras essenciais e constitucionais vigentes desde os acordos de paz de 1992.

Neste contexto, pede à comunidade internacional que denuncie a situação e defenda as liberdades democráticas “abertamente ameaçadas e violadas por este grupo de poder”.

Redação Abril Abril


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação AbrilAbril

LEIA tAMBÉM

Cubana de Aviacion (1)
A mando dos EUA, empresas argentinas bloqueiam Cuba e negam combustível a aviões
Marcha_Argentina_Educação
Marcha de professores e estudantes é a maior contra Milei e dá aula sobre defesa da Educação
Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina