Conteúdo da página
ToggleEm meio a uma tensão política, Xiomara Castro foi empossada presidenta de Honduras nesta quinta-feira (27). A mandatária é a primeira mulher a ocupar o posto e assume a nação em meio a uma “bancarrota”, em suas próprias palavras. “Onde estão os 20 milhões de dólares que pegaram emprestado?”, questionou.
Esposa do ex-presidente Manuel Zelaya, destituído por um golpe de Estado em 2009, Xiomara é a esperança de que os interesses oligárquicos que derrubaram o então presidente constitucionalmente eleito sejam cessados e que o povo finalmente tenha espaço na gestão do país.
As expectativas sobre ela eram altas nesse sentido, mas ela surpreendeu ao declarar que Honduras ´precisa ser refundada sobre valores soberanos, como um país “socialista e democrático”.
Veja também:
Reprodução
Xiomara Castro, presidenta eleita de Honduras
De acordo com Xiomara, “o Estado de Honduras foi afundado nesses últimos 12 anos e eu o recebi em bancarrota”, disse em crítica aberta aos governos do conservador Partido Nacional, que administrou o país com Porfirio Lobo (2010-2014) e Juan Orlando Hernández (2014-2018 e 2018-2022).
Em seu discurso, ela reiterou seu compromisso de encarar o desemprego, a violência desenfreada no país, a corrupção e melhorar a saúde pública e a edução. “A pobreza no país aumentou 74%”, disse. Honduras é um dos países mais pobres das Américas e enfrenta uma onda migratória grave rumo aos Estados Unidos.
Confira os trechos principais de seu discurso:
.@XiomaraCastroZ enfatiza en su primera alocución como pdta de #Honduras ??la voluntad de transformación hacia “un estado socialista y democrático”, frente al actual en “bancarrota, el país debe saber qué hicieron con el dinero”. pic.twitter.com/DQvG1dKpGH
— Rolando Segura (@rolandoteleSUR) January 27, 2022
“Meu governo não continuará a voragem de saque que condenou as gerações de jovens a pagar a dívida contraída pelas suas costas.”
Ainda mencionando as gestões anteriores, afirmou: “devemos arrancar pela raiz a corrupção dos 12 anos de ditadura. Temos direito de nos refundar sobre valores soberanos, não sobre a usura e a agiotagem”.
E concluiu: “a catástrofe econômica que recebo não tem paralelo na história do país e seu impacto na vida das pessoas se reflete no aumento de 700% da dívida externa”.
O governo dos Estados Unidos, que avalizou o golpe contra Zelaya, tem dado indícios de que não será inimigo direto do governo de Xiomara. Neste sentido, a vice-presidenta Kamala Harris participou da posse e pretende travar conversas para conter a leva de imigrantes do país rumo ao “sonho americano”.
A presidenta @dilmabr foi ovacionada em evento na Universidade Nacional Autônoma de Honduras, em evento prévio à posse da presidenta @XiomaraCastroZ, que acontece nesta quinta-feira em Tegucigalpa
???????????? pic.twitter.com/rJJuYNmy8x— Deputado Alencar (@AlencarBraga13) January 27, 2022
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
-
PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br