Pesquisar
Pesquisar

Cuba começa a aplicar vacina nacional em 150 mil profissionais de saúde; parceria com China visa eficácia contra novas cepas

Com duas vacinas na fase três, Cuba pode se tornar o primeiro país latino-americano a ter uma vacina totalmente desenvolvida na região

Beatriz Contelli
Diálogos do Sul Global
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

Nesta semana, Cuba começou a administrar a Soberana 02, sua vacina em etapa mais avançada de desenvolvimento. De acordo com a Universidade John Hopkins, Cuba tem 70.634 casos de coronavírus com 413 mortos.

O imunizante Soberana 02 será testado em 150 mil profissionais da saúde de Havana, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e outros funcionários do setor.

Saiba+
Soberana 02: Cuba planeja produzir 100 milhões de doses de vacinas contra Covid-19

Os resultados da testagem irão complementar os dados de eficácia da fase 3 e será avaliada a redução da incidência e propagação do vírus no país.

Um estudo semelhante será realizado em breve em Santiago de Cuba, na parte oriental da ilha, com a vacina Abdala, que também está em sua última fase de testes clínicos.

0d640317 7d9a 42fb 9398 91a29f375525

Caso alguma das duas vacinas receba autorização final, Cuba será o primeiro país da América Latina a produzir um imunizante 100% nacional.

Na última terça-feira (23), autoridades da saúde anunciaram em rede nacional que entre os meses de maio e junho cerca de 2,1 milhões de habitantes receberão as vacinas que estão sendo testadas.

Sobre o tema
Um ano de coronavírus: Confira 35 fatos sobre a pandemia em Cuba

Participam da fase 3 da Soberana 2 o Irã, com 100 mil doses, e a Venezuela, com 60 mil. Segundo a diretora de Ciência e Inovação Tecnológica do Ministério da Saúde Pública, Ileana Morales, a testagem pretende analisar a eficácia e segurança na doença.

De acordo com a imprensa cubana, o ensaio deve terminar no final de agosto.

Com duas vacinas na fase três, Cuba pode se tornar o primeiro país latino-americano a ter uma vacina totalmente desenvolvida na região

Prensa Latina
Cuba começou a administrar a vacina Soberana 02.

Parceria com a China

Cuba e China estão trabalhando para desenvolver a Pan-Corona, vacina que seja eficaz contra diferentes cepas do coronavírus.

Leia também
Desenvolvendo a quinta vacina, Cuba está cada vez mais perto de iniciar vacinação massiva

A agência de notícias do governo chinês anunciou que a parceria surgiu a pedido da China e foi aprovada por Cuba.

d7e04c1e 70e4 46a9 81d0 8758e4713a66

“É uma estratégia que poderia proteger contra emergências epidemiológicas de novas cepas do coronavírus que possam existir no futuro”, comentou o diretor do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba, Gerardo Guillén.

Leia também
Cuba nega venda de vacinas a grupo de empresários do MT por R$ 30 mil: “é doloroso”, diz consulado

Guillén também destacou a boa relação entre os dois países, principalmente no ramo da biotecnologia, em que Cuba contribui com experiência profissional e a China apoia com equipamentos, logística e recursos.

Beatriz Contelli é estudante de jornalismo e colabora com a revista Diálogos do Sul


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na Tv Diálogos do Sul

 

cf21a13a 882a 43de 885c b995137b7a87

   

Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Beatriz Contelli

LEIA tAMBÉM

Cuba
Com tecnologia própria, Cuba recupera incubadoras que salvam bebês prematuros
Sanções contra Cuba Trump reduz esperança de vida de crianças com câncer (4)
Como sanções de Trump contra Cuba atingem esperança de vida de crianças com câncer
Cuidados de longo prazo os desafios da América Latina para garantir o bem-estar dos idosos
Cuidados de longo prazo: os desafios da América Latina para garantir o bem-estar dos idosos
Agên
Dia de Zumbi e da Consciência Negra: um olhar sobre o direito a saúde e cidadania nos quilombos