Pesquisar
Pesquisar

“Estamos pedindo socorro, nos ajudem!”: Líder Karipuna denuncia governo brasileiro à ONU

Segundo Adriano Karipuna, invasões aumentaram a partir de discursos pela facilitação da mineração em TIs e com os projetos de lei 191/2020 e 490/2007
ADI SPEZIA
CIMI
Nova York

Tradução:

Pela quarta vez, Adriano Karipuna, liderança do povo Karipuna, se dirige ao Fórum Permanente das Nações Unidas para as Questões Indígenas (UNPFII), para denunciar a invasão do território tradicional e genocídio dos povos originários no Brasil. 

“Venho ao Fórum Permanente da ONU [Organização das Nações Unidas] para denunciar o Estado brasileiro por invadir nosso território indígena Karipuna”, destacou a liderança Karipuna, em declaração escrita e entregue à 21ª sessão do UNPFII, na quinta-feira, 28 de abril, em Nova York/EUA, onde ocorre o evento.

Ao Fórum, Adriano também denuncia que “desde 2017, a terra indígena Karipuna vive sob ataques de invasores que desmatam e tiram toda a riqueza de nossa terra e também ameaçam nossa integridade física, cultural e territorial”.

“A TT Karipuna vive sob ataques de invasores que desmatam e tiram toda a riqueza de nossa terra e também ameaçam nossa integridade física, cultural e territorial”

Segundo Adriano Karipuna, invasões aumentaram a partir de discursos pela facilitação da mineração em TIs e com os projetos de lei 191/2020 e 490/2007

Foto: Luiz Roberto Lima
Adriano Karipuna no Fórum Permanente da ONU sobre Assuntos Indígenas, em 2018

A denúncia vai de encontro ao monitoramento feito pelos indígenas, pelo Greenpeace Brasil e pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na Terra Indígena (TI) Karipuna, no qual identificou uma nova frente de desmatamento naquela região. Numa incursão a campo, realizada no segundo semestre de 2021, foram encontrados novos 850 hectares de desmatamento ilegal no interior da TI, revelando um aumento de 44% em relação ao ano anterior.

A pecuária, com a produção de carne, e o agronegócio, com avanço da soja, são apontados como os principais responsáveis pela pressão sobre as florestas e os povos que vivem nela e dela. Por diversas vezes, a invasão do território tem sido denunciada pelos indígenas, tanto no Brasil como nos espaços da ONU. Os Karipuna alertam para a ação organizada dos invasores: “estamos sofrendo ameaças de morte do crime organizado”, destaca Adriano.

“Estamos sofrendo ameaças de morte do crime organizado”

Na avaliação dos povos originários e das organizações de apoio à causa indígena, as invasões aumentaram, especialmente, “com o discurso do governo brasileiro de facilitar a mineração e os projetos de lei [PLs] 191/2020 e o 490/2007, assim como, outros projetos criminosos que ameaçam os direitos dos povos garantidos pela Constituição”, listou.

Os projetos e medidas administrativas, listados por Adriano, buscam liberar a exploração econômica dos territórios indígenas, como as Instruções Normativas (IN) 09/2020, da Funai, e a 01/2021, publicada conjuntamente entre Funai e Ibama, e o Projeto de Lei (PL) 191/2020, de autoria do governo Bolsonaro.

Preocupados, “temos medo de sermos assassinados a qualquer momento em nossa própria casa e deixar de existir como povo”, denunciou à ONU a liderança Karipuna, em maio de 2021. Em seguida, o povo processou a União, Funai e o estado de Rondônia por invasões e pela devastação da terra indígena. Em dezembro, do mesmo ano, a situação continuou a se repetir: novos episódios de invasão de madeireiros e pecuaristas, roubo de madeira e grilagem de terra na TI Karipuna, já demarcada, foram denunciados pelos indígenas ao Ministério Público Federal (MPF) e à Policia Federal (PF).

Frente às denúncias, ao concluir sua contribuição nesta edição do Fórum Permanente, Adriano apelou: “estamos pedindo socorro, nos ajudem!”.

“Temos medo de sermos assassinados a qualquer momento em nossa própria casa e deixar de existir como povo”

Sobre o UNPFII 21

Com o tema “Povos indígenas, negócios, autonomia e os princípios de direitos humanos da devida diligência, incluindo o consentimento livre, prévio e informado”, a 21ª sessão do Fórum Permanente das Nações Unidas para as Questões Indígenas (UNPFII 21), ocorre na sede do órgão em Nova York, Estados Unidos, de 25 de abril a 6 de maio de 2022.

Esta edição de 2022 é aberta à participação presencial e online, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais (webtv.un.org). As lideranças e organizações sociais têm contribuído com o evento tanto presencial como por meio de videoconferência.

A Aty Guasu Kaiowá e Guarani, a Associação do Povo Karipuna, a Organização de Mulheres Indígenas Mura de Autazes/AM, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Rede Iglesias e Minería e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) retornam ao espaço para denunciar a política anti-indígena do atual governo brasileiro.

“Com o discurso do governo brasileiro de facilitar a mineração e os PLs 191 e o 490 ameaçam os direitos dos povos garantidos pFela Constituição”

Confira a denúncia de Adriano Karipuna na íntegra:

Meu nome é Adriano Karipuna, liderança do povo indígena Karipuna, de Rondônia, Brasil.

É pela quarta (4ª) vez que venho ao Fórum Permanente da ONU para denunciar o Estado brasileiro por invadir nosso território indígena Karipuna. Desde 2017, a terra indígena Karipuna vive sob ataques de invasores que desmatam e tiram toda a riqueza de nossa terra e também, ameaçam nossa integridade física, cultural e territorial. Nós, do povo Karipuna, temos feito inúmeras denúncias no Brasil e na ONU, denunciando esse crime organizado.

Estamos sofrendo ameaças de morte do crime organizado. As invasões aumentaram com o discurso do governo brasileiro de facilitar a mineração e os projetos de lei [PLs] 191/2020 e o 490/2007, assim como outros projetos criminosos que ameaçam os direitos dos povos garantidos pela Constituição.

Temos medo de sermos assassinados a qualquer momento em nossa própria casa e deixar de existir como povo. Estamos pedindo socorro, nos ajudem!

Muito obrigado.


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
ADI SPEZIA

LEIA tAMBÉM

Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Jorge_Glas-Daniel_Noboa (3)
Ordem de invadir embaixada do México partiu de Noboa; Glas corre risco de vida, afirma defesa