Pesquisar
Pesquisar

Chacinas policiais: Uma sequela da ditadura militar que precisa ser abolida no Brasil

"Há grande naturalização sobre as chacinas, seja nos telejornais, no cotidiano ou até mesmo dentro da institucionalidade pública", explica a ativista Patricia Oliveira
Gizele Martins
Pressenza
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

Em apenas um ano de gestão, o atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, já é responsável por mais de 40 chacinas ocorridas dentro das favelas e periferias do estado. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Instituto Fogo Cruzado e o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni-UFF).

O último massacre, que ganhou grande repercussão, ocorreu no dia 21 de julho (de 2022), no Complexo da Penha, Zona Norte do Rio, e vitimou mais de 20 pessoas. A operação comandada pela Polícia Militar e a Polícia Civil contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, sob a justificativa – injustificável – do cumprimento de mandado de prisão e, mais tarde, após as mortes, a PRF passou a alegar que a atuação do grupo também foi motivada para coibir crimes que haviam acontecido em rodovias.

Assista na TV Diálogos do Sul

Outro estudo do Instituto Fogo Cruzado em parceria com o GENI revela ainda que em um período de 14 anos, entre 2007 a 2021, foram realizadas 593 chacinas policiais. Entre elas a Chacina da Maré, que ocorreu em 24 junho de 2013, quando a favela foi ocupada por diferentes unidades da Polícia Militar do Estado do Rio (PMERJ), incluindo o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Ao todo, 13 pessoas foram assassinadas a facadas e tiros. Na ocasião, os moradores locais ocuparam as ruas da favela e expulsaram o caveirão que circulava pelas ruas de toda a favela da Maré.

"Há grande naturalização sobre as chacinas, seja nos telejornais, no cotidiano ou até mesmo dentro da institucionalidade pública", explica a ativista Patricia Oliveira

Movimento Familiares Vítimas do Estado
Patricia Oliveira começou a atuar contra a violência em 1993, quando descobriu ser irmã de um dos sobreviventes da chacina da Candelária




Heranças da ditadura militar

Em entrevista, Patricia Oliveira, integrante da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, afirmou que as operações policiais, assim como as chacinas, são heranças da ditadura militar e tem como principal alvo os corpos negros, pobres e favelados. Patrícia começou a atuar contra a violência policial em 1993, a partir de uma triste casualidade.

“O meu irmão sobreviveu à Chacina da Candelária. Eu o acompanhava, mas não sabia que ele era meu irmão. Quando ele fez uma entrevista para o Fantástico contando a sua história de vida, descobri que ele era meu irmão. Nos reencontramos e começamos a falar pelo telefone durante um ano até ele voltar para nos falar pessoalmente. Esta chacina transformou a minha vida em muita luta em busca por direitos”, lembra.

De acordo com Patricia, há uma grande naturalização sobre as chacinas, seja nos telejornais, no cotidiano ou até mesmo dentro da institucionalidade pública que, na verdade, tem como política a militarização e o controle dos territórios de favelas como parte elementar do genocídio negro:

“Estamos vivendo um momento de volta das chacinas no estado do Rio de Janeiro. A falta de controle do Ministério Público da atividade policial contribui muito para isso. E mais, com a chegada do período eleitoral isto pode piorar, pois vivemos um momento de país em que temos um presidente que defende o armamento e, cada vez, mais a matança de pobres e negros”, concluiu Patrícia.

Militares deixam passar fuzil e outras armas ao PCC enquanto se ocupam atacando eleições

Sandra Carvalho, coordenadora geral da Justiça Global, acompanha casos de massacres bem antes da fundação da organização. Ela foi uma das primeiras representantes da sociedade civil a entrar no Carandiru após a chacina. Para ela: “A falta de responsabilização dos envolvidos e da cadeia de comando, a falta de celeridade nas investigações e, consequentemente, o recorrente arquivamento dos casos leva a um cenário permanente de violações de direito e que aprofundam a violência racial, dado que a imensa maioria dos mortos em chacinas policiais são pessoas negras”. O que Sandrinha, como é conhecida, disse sobre o Carandiru é possível verificar no Jacarezinho, a investigação dos assassinatos chegou ao fim com 24 das 28 mortes arquivadas.


Candelária Nunca Mais!

Quando se fala em chacinas, não tem como não mencionar a chacina da Candelária, ainda mais neste dia 22 de julho em que as ruas do Centro do Rio de Janeiro são tomadas por memórias e pedidos de justiça.

Na madrugada de 23 de julho de 1993, por volta de 1 da madrugada, oito meninos, entre 10 e 17 anos, que dormiam em frente à Igreja da Candelária, no Rio de Janeiro, foram assassinados por um grupo de policiais militares que estavam à paisana. Naquela madrugada, os policiais simularam levar comida para os 72 crianças, adolescentes e jovens em situação de rua que dormiam sob as marquises dos prédios da região.

Saiba+ sobre “chacinas” no Brasil

A chacina da Candelária marcou a história do país e este é um dos casos que está em tramitação na Organização dos Estados Americanos (OEA), a organização internacional de direitos humanos, CEJIL, representa um dos sobreviventes e sua família nesse processo. Passados 29 anos, movimentos sociais e familiares se reúnem na Candelária em protesto para que o mundo jamais esqueça dessa chacina que marcou a história do país. Diante do aumento das chacinas nas favelas e periferias do Rio, precisamos sempre lutar para que o Estado se responsabilize por tamanha brutalidade e genocídio dentro dos territórios empobrecidos. Nossa luta é por memória, verdade, justiça e reparação!

Gizele Martins | Pressenza


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 



As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Gizele Martins

LEIA tAMBÉM

Jorge-Glas_Daniel-Noboa (3)
Glas pede socorro a Brasil, México e Colômbia, e Noboa alega que países "cooperam com crime"
Gaza_Israel
Israel destrói terras agrícolas em Gaza e no Líbano para tornar áreas inabitáveis
Jorge_Glas_Colombia
Equador: Noboa veta direitos de Glas e tribunal mantém prisão mesmo admitindo violações
Jorge_Glas-Daniel_Noboa (3)
Ordem de invadir embaixada do México partiu de Noboa; Glas corre risco de vida, afirma defesa