Pesquisar
Pesquisar

Rússia vai investigar laboratórios biológicos dos EUA na Nigéria, onde surgiu varíola do macaco

Trabalho nas instalações estaria sendo realizado em violação à resolução de 1996 da Assembleia Mundial da Saúde, referente a estudos com varíola
Redação Sputnik Brasil
Sputnik Brasil
Moscou

Tradução:

Uma comissão parlamentar criada para investigar atividades de laboratórios biológicos dos EUA na Ucrânia pretende discutir informações do Ministério da Defesa sobre instalações americanas na Nigéria, onde surgiu a varíola dos macacos.

A revelação foi feita à Sputnik por Konstantin Kosachev, co-presidente da comissão e vice-presidente do Conselho da Federação, neste sábado (28).

“A comissão pretende discutir informações do Ministério da Defesa sobre o possível envolvimento de laboratórios biológicos dos EUA no surgimento da varíola dos macacos“, disse Kosachev.

Segundo ele, “as informações do Ministério da Defesa, como sempre, são informativas e merecem toda a atenção possível”.

O diretor das Forças de Defesa Química, Biológica e de Radiação da Rússia, Igor Kirillov, afirma que, na Nigéria, estavam em operação pelo menos quatro laboratórios biológicos americanos.

Kirillov diz ainda que ampolas com agentes patogênicos de varíola desses laboratórios poderiam cair nas mãos de terroristas.

A autoridade ressalta que o trabalho nestas instalações estava sendo realizado em violação da resolução 49.10 de 1996 da Assembleia Mundial da Saúde, segundo a qual a varíola pode ser armazenada em apenas um laboratório americano, no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) de Atlanta, nos EUA.

Em relação aos biolaboratórios dos EUA na Ucrânia, Kirillov afirmou que a falta de profissionalismo dos especialistas nestes laboratórios, a corrupção no sistema do poder Executivo de Kiev, bem como a influência destrutiva dos curadores americanos, são uma ameaça para a população civil da Ucrânia e de países europeus.

Trabalho nas instalações estaria sendo realizado em violação à resolução de 1996 da Assembleia Mundial da Saúde, referente a estudos com varíola

Sputnik / Kirill Braga
Comissão russa investigará laboratórios biológicos dos EUA na Nigéria, onde surgiu varíola do macaco

Em meio à operação militar especial, a Rússia descobriu laboratórios biológicos ucranianos financiados pelos EUA. Na ocasião, Kirillov revelou que os países promoveram experimentos com bactérias da peste, antraz e brucelose, em um laboratório biológico de Lvov, e com difteria, salmonelose e disenteria nos laboratórios de Carcóvia e Poltava.

Apenas em Lvov foram destruídos 232 recipientes com leptospirose, 30 com tularemia, dez com brucelose e cinco com peste.

Os EUA gastaram mais de US$ 200 milhões (cerca de R$ 946,20 milhões) em trabalhos de diversos laboratórios do Departamento Sanitário Central e Epidemiológico do Ministério da Defesa ucraniano, envolvidos no programa biológico militar americano.

Varíola dos macacos: sintomas, letalidade e transmissão

Segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo já foram confirmados mais de 140 casos de varíola dos macacos neste ano.

Em 7 de maio, o Reino Unido confirmou a infecção em um homem que regressou da Nigéria. Depois disso o vírus começou a se espalhar em outros países por todo o mundo.

Pela primeira vez a varíola dos macacos foi detectada em 1958 em macacos de laboratório, o que originou o seu nome. Esse vírus raro se transmite ao ser humano de macacos ou roedores, mas também de outras pessoas.

Uma proteção confiável da doença é a vacina contra a varíola, que era muito comum no passado. Além disso, utiliza-se uma terapia sintomática para aliviar os sintomas da doença.


Redação Sputnik News


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Redação Sputnik Brasil

LEIA tAMBÉM

gravidez precoce argentina
Programa que cortou pela metade gravidez precoce na Argentina pode desaparecer sob Milei
Vacina_russa_Putin
Rússia deve finalizar vacina contra o câncer em breve, diz Putin
fd7ab64f-4326-43a2-b67c-5714899ff5e0
Governo de Cuba aumenta licença maternidade de 12 para 15 meses
31886e56-55a7-4932-8ced-5f2d5be5206c
Frei Betto | "Fakecracia": regulação das redes é crucial para inibir calúnias e poupar vidas