As nações pobres estão recebendo só uma fração do que necessitam para adaptar-se à mudança climática, apesar dos países ricos, principais responsáveis pelo problema, terem lhes prometido o dinheiro.
Os estudos mostram que por cada bilhão de dólares investidos na proteção das inundações costeiras, evitam-se 14 bilhões de dólares em danos, disse o pesquisador climático Henry Neufeldt, editor científico chefe do novo informe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
É hora de falar a verdade sobre as mudanças climáticas e o que devemos fazer diante disso
“Temos inundações, secas e ondas de calor em todo o mundo e a situação está piorando cada vez mais”, observou a revista Nature.
Recentemente, um relatório do Pnuma advertiu que está se desacelerando o progresso na adaptação à mudança climática em todos os âmbitos, apesar das medidas que, aliás, deveriam ser aceleradas para compensar os crescentes impactos e riscos do aquecimento global.
Uma publicação prévia à Conferência Mundial sobre o clima COP28 a realizar-se em Dubai, Emirados Árabes Unidos, o Informe sobre a Brecha de Adaptação 2023 intitulado Financiamento e preparação deficientes, indicou que a falta de investimentos e planejamento em matéria de adaptação climática deixa o mundo exposto ao perigo.
O trabalho também revelou que as necessidades de financiamento para a adaptação dos países em desenvolvimento equivalem de 10 a 18 vezes os fluxos de financiamento público internacional.
Continua após a imagem
Foto: Asian Development Bank/Flickr
Fluxos de financiamento público multilateral e bilateral para adaptação dos países em desenvolvimento diminuíram para US$ 21 bilhões em 2021
Entretanto, os custos modelizados da adaptação nos países em desenvolvimento são avaliados em 215 bilhões de dólares anuais na década 2021-2030.
Os fluxos de financiamento público multilateral e bilateral para a adaptação dos países em desenvolvimento diminuíram para 21 bilhões de dólares em 2021.
ONU produz eventos sobre o clima, mas deixa que acordo entre países caia no esquecimento
Como resultado das crescentes necessidades de financiamento da adaptação e dos flutuantes fundos de investimento, o atual déficit de financiamento da adaptação é avaliado atualmente entre 194 e 366 bilhões de dólares anuais.
Ao mesmo tempo em que o planejamento e a implementação da adaptação estão estancados, agrava-se a crise climática, o que implica em enormes perdas e danos, em particular para as pessoas mais vulneráveis.
Redação Prensa Latina
Tradução: Ana Corbisier
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Assista na TV Diálogos do Sul