Pesquisar
Pesquisar

Potências enviam a países pobres só 10% do valor necessário para lidar com crise climática

"Temos inundações, secas e ondas de calor em todo o mundo e a situação está piorando cada vez mais", observou a revista Nature

Redação Prensa Latina
Prensa Latina
Nairóbi

Tradução:

As nações pobres estão recebendo só uma fração do que necessitam para adaptar-se à mudança climática, apesar dos países ricos, principais responsáveis pelo problema, terem lhes prometido o dinheiro.

Os estudos mostram que por cada bilhão de dólares investidos na proteção das inundações costeiras, evitam-se 14 bilhões de dólares em danos, disse o pesquisador climático Henry Neufeldt, editor científico chefe do novo informe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

É hora de falar a verdade sobre as mudanças climáticas e o que devemos fazer diante disso

“Temos inundações, secas e ondas de calor em todo o mundo e a situação está piorando cada vez mais”, observou a revista Nature.

Recentemente, um relatório do Pnuma advertiu que está se desacelerando o progresso na adaptação à mudança climática em todos os âmbitos, apesar das medidas que, aliás, deveriam ser aceleradas para compensar os crescentes impactos e riscos do aquecimento global.

Continua após o banner

Uma publicação prévia à Conferência Mundial sobre o clima COP28 a realizar-se em Dubai, Emirados Árabes Unidos, o Informe sobre a Brecha de Adaptação 2023 intitulado Financiamento e preparação deficientes, indicou que a falta de investimentos e planejamento em matéria de adaptação climática deixa o mundo exposto ao perigo.

O trabalho também revelou que as necessidades de financiamento para a adaptação dos países em desenvolvimento equivalem de 10 a 18 vezes os fluxos de financiamento público internacional.

Continua após a imagem

"Temos inundações, secas e ondas de calor em todo o mundo e a situação está piorando cada vez mais", observou a revista Nature

Foto: Asian Development Bank/Flickr
Fluxos de financiamento público multilateral e bilateral para adaptação dos países em desenvolvimento diminuíram para US$ 21 bilhões em 2021

Entretanto, os custos modelizados da adaptação nos países em desenvolvimento são avaliados em 215 bilhões de dólares anuais na década 2021-2030.

Os fluxos de financiamento público multilateral e bilateral para a adaptação dos países em desenvolvimento diminuíram para 21 bilhões de dólares em 2021.

ONU produz eventos sobre o clima, mas deixa que acordo entre países caia no esquecimento

Como resultado das crescentes necessidades de financiamento da adaptação e dos flutuantes fundos de investimento, o atual déficit de financiamento da adaptação é avaliado atualmente entre 194 e 366 bilhões de dólares anuais.

Ao mesmo tempo em que o planejamento e a implementação da adaptação estão estancados, agrava-se a crise climática, o que implica em enormes perdas e danos, em particular para as pessoas mais vulneráveis.

Redação Prensa Latina

Tradução: Ana Corbisier


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul Global.

Redação Prensa Latina

LEIA tAMBÉM

Ecoansiedade como devastação climática impacta saúde mental na América Latina
Ecoansiedade: como devastação climática impacta saúde mental na América Latina
O Presidente Jair Bolsonaro esteve em Sertânia (PE), na manhã desta sexta (19), para participar da cerimônia de acionamento das comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste
PPP para administrar canais do São Francisco é privatização disfarçada, aponta Roberto Malvezzi
Gigante verde como México pode se tornar campeão global de indústria renovável
Gigante verde: como México pode se tornar campeão global em indústria renovável
Em 10 anos, 8 em 10 assassinatos de ambientalistas no mundo foram na América Latina
Em 10 anos, América Latina foi palco de 8 em 10 assassinatos de ambientalistas no mundo