Pelo menos 9282 trabalhadores da saúde contraíram o coronavírus SARS-Cov-2 em um período de dois meses nos Estados Unidos, informaram hoje os Centros para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC).
A agência sanitária indicou em um informe publicado nesta terça-feira que, desse total, 27 pessoas perderam a vida devido à Covid-19, a enfermidade causada pelo mencionado coronavírus.
Meios de comunicação estadunidenses informaram hoje que esse informe oferece a primeira visão geral de como a Covid-19 está afetando a saúde dos médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde que correm um maior risco de contrair o vírus devido à exposição aos pacientes.

CDC
Os CDC registraram que a idade média dos profissionais de saúde que ficaram doentes foi de 42 anos, e 72% dos contagiados eram mulheresContinua após o anúncio
Mas os CDC advertiram que as cifras difundidas no documento deveriam ser consideradas pelo número menor, já que muitos casos provavelmente ficaram “sem ser identificados ou informados”.
Segundo a agência sanitária, de 12 de fevereiro a 9 de abril, os CDC receberam notificação de 315.531 infectados de SARS-Cov-2, mas em 84% faltava informação se o paciente era ou não um trabalhador da saúde.
O informe agregou que mais da metade dos casos de coronavírus em profissionais médicos incluíram contato com um paciente com Covid-19 em procedimentos de atendimento sanitário, o que reforça o risco que enfrentam os trabalhadores em hospitais e outras instalações.
Espera-se que o número total de Covid-19 entre trabalhadores da saúde aumente à medida que mais comunidades estadunidenses experimentem uma transmissão generalizada, advertiu o informe.
Os CDC registraram que a idade média dos profissionais de saúde que ficaram doentes foi de 42 anos, e 72% dos contagiados eram mulheres.
A maioria das mortes vitimou pessoas de mais de 65 anos, e 38% dos infectados padecia de alguma outra doença subjacente.
Prensa Latina, especial para Diálogos do Sul — Direitos reservados.
Tradução: Beatriz Cannabrava
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Veja também