Miguel Nicolelis, coordenador do comitê científico de combate ao coronavírus do Consórcio Nordeste e considerado um dos maiores cientistas do mundo, foi às redes sociais na noite desta segunda-feira (4) para pedir um lockdown nacional no Brasil para impedir o avanço da pandemia.
“Acabou. A equação brasileira é a seguinte: Ou o pais entra num lockdown nacional imediatamente, ou não daremos conta de enterrar os nossos mortos em 2021”, disparou Nicolelis.
Acabou. A equação brasileira é a seguinte:
Ou o pais entra num lockdown nacional imediatamente, ou não daremos conta de enterrar os nossos mortos em 2021.— Miguel Nicolelis (@MiguelNicolelis) January 4, 2021
E ainda foi além: “O Brasil precisa criar uma Comissão de Salvação Nacional p/ ontem. Passamos de todos limites aceitáveis de estupidez. Estamos correndo o risco de entrar em colapso sanitário, social e econômico em 2021. O Brasil está na UTI e o diagnóstico é falência terminal de múltiplos órgãos”.
O Brasil precisa criar uma Comissão de Salvação Nacional p/ ontem. Passamos de todos limites aceitáveis de estupidez. Estamos correndo o risco de entrar em colapso sanitário, social e econômico em 2021. O Brasil está na UTI e o diagnóstico é falência terminal de múltiplos órgãos
— Miguel Nicolelis (@MiguelNicolelis) January 5, 2021
Antes da postagem, o cientista havia citado o lockdown decretado pelo governo da Inglaterra que, diferente do Brasil, tem bem menos casos e mortes de Covid-19 e já está vacinando a população.
“Inglaterra decretando o terceiro lockdown nacional para conter. explosão de casos. Até Boris Johnson se rendeu aos fatos. Por aqui, a palavra lockdown virou palavrão para gestores. Tanto melhor para o coronavirus que se beneficia da inoperância, omissão e ignorância rampantes”, escreveu.
Até a noite desta segunda-feira, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil já tinha chegado à marca de 196.561 vidas perdidas para a Covid-19. Além disso, o balanço mais recente mostra que mais 20.006 diagnósticos positivos foram registrados, o que resulta em 7.753.752 infecções por Sars-Cov-2 confirmadas no país.
José Luiz Somensi
Nicolelis foi considerado, em 2009, um dos 20 maiores cientistas da atualidade.
Lockdown na Inglaterra
Em função do novo avanço da pandemia do coronavírus, Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, anunciou um novo lockdown em toda a Inglaterra.
Com a decisão, as escolas devem ser fechadas para a maioria dos alunos, além de as pessoas serem aconselhadas a trabalhar em casa. As novas regras valerão já a partir da meia-noite.
Duas mutações do coronavírus foram descobertas no Reino Unido, o que ajuda, também, a que haja o registro de novos picos diários de casos e mortes.
O Parlamento britânico será convocado nesta quarta-feira (6) para debater as medidas de lockdown.
Antes de Johnson, a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, já havia imposto o lockdown mais rígido para seu país, desde o primeiro semestre de 2020.
As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul
Veja também
Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.
A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.
Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:
- Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
- Boleto: acesse aqui
- Assinatura pelo Paypal: acesse aqui
- Transferência bancária
Nova Sociedade
Banco Itaú
Agência – 0713
Conta Corrente – 24192-5
CNPJ: 58726829/0001-56
Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br - Receba nossa newsletter semanal com o resumo da semana: acesse aqui
- Acompanhe nossas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
WhatsApp
Telegram