Pesquisar
Pesquisar

Com derrota histórica da direita, socialistas vencem eleições em Portugal

O Partido Socialista, do atual primeiro-ministro de Portugal, António Costa, venceu as eleições legislativas realizadas neste domingo (6)
Caroline Ribeiro
Sputnik Brasil
Rio de Janeiro (RJ)

Tradução:

No discurso da vitória, António Costa reforçou compromissos com educação, saúde, habitação e criação de empregos. “Assumimos esse encargo com determinação, alegria e elevado senso de responsabilidade”, disse o primeiro-ministro.

António Costa também destacou o crescimento do PS, que não só aumentou o número de deputados eleitos, mas venceu em 15 dos 20 círculos eleitorais do território nacional.

O primeiro-ministro garantiu que vai continuar trabalhando por “uma Europa mais forte, mais coesa e mais solidária” também como forma de manter a estabilidade portuguesa a nível internacional. “Se hoje poupamos dois bilhões de euros por ano de juros da dívida é porque recuperamos a credibilidade internacional do nosso país perante aqueles que são nossos credores”. 

O Partido Socialista, do atual primeiro-ministro de Portugal, António Costa, venceu as eleições legislativas realizadas neste domingo (6)

Caroline Ribeiro
Eleitores esperam para votar em Lisboa, Portugal

Derrota da direita

A liderança do PS se reuniu a apoiadores para acompanhar a apuração em um salão de eventos em Lisboa. “Entendemos que os portugueses quiseram dar continuidade ao governo do Partido Socialista, reforçando-nos eleitoralmente, e ainda com um conjunto de que a direita teve uma grande derrota”, diz à Sputnik Brasil o atual Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Vasco Cordeiro.

O resultado de hoje é considerado o pior desempenho dos partidos de centro-direita da história democrática do país. O Partido Social Democrata (PSD) vai perdendo 12 assentos no parlamento. Já o CDS-Partido Popular caiu de 18 para apenas 5 deputados.

Em 2015, os dois partidos concorreram juntos, pela coligação Portugal à Frente (PaF), e saíram vencedores, elegendo a maioria dos deputados.

Novidades

Entre as novidades, o parlamento português conta agora com as três primeiras deputadas negras da história. Romualda Fernandes, do PS, Beatriz Dias foi eleita pelo Bloco de Esquerda e Joacine Katar Moreira entrou pelo Livre.

A Iniciativa Liberal, partido estreante na disputa, elegeu o primeiro liberal, João Fernando de Figueiredo, e o Chega, sigla de extrema-direita, também conseguiu uma cadeira, com André Ventura.

Eleitores esperam para votar em Lisboa, Portugal  

Outro destaque é o crescimento do partido Pessoas, Animais, Natureza (PAN), que saiu de um deputado eleito em 2015 para 4 este ano.

Futuro governo

Atualmente, o PS governa com apoio do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português (PCP). A aliança, formada em 2015, ganhou o apelido de “geringonça”. Os vencedores se mostram abertos a dialogar e manter a formação.

“A expectativa que temos é que haja continuidade, que haja capacidade de estabelecer entendimentos que permitam a estabilidade de uma legislatura”, diz o Secretário Vasco Cordeiro.

Agora, o PS deve dialogar com os aliados. O próximo passo será dado pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que vai confirmar António Costa como primeiro-ministro para mais quatro anos. Em seguida, o PS vai apresentar o novo programa de governo, que será submetido à votação no parlamento eleito.

Modelo de cédula de votação fixado na entrada da seção. Em Portugal, os eleitores votam em listas fechadas elaboradas pelos partidos e não em candidatos individualmente  

O parlamento português é formado por 230 deputados. Mais de 10 milhões e 800 mil eleitores, dentro e fora do país, podiam exercer o direito de votar, ato que não é obrigatório. A taxa de abstenção cresceu em relação a 2015, ultrapassando os 46%. 

Veja também


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Caroline Ribeiro

LEIA tAMBÉM

Cidades “santuário” para imigrantes se preparam para barrar ofensivas de Trump
Cidades “santuário” para imigrantes se preparam para barrar ofensivas de Trump
Putin Mais do que trégua, precisamos de uma paz duradoura (1)
Putin: Mais do que trégua, precisamos de uma paz duradoura
Ucrânia teria prometido US$ 100 mil e passaporte europeu a autor de atentado na Rússia
Ucrânia teria prometido US$ 100 mil e passaporte europeu a autor de atentado na Rússia
A esperança das crianças em Gaza A guerra tirou tudo de nós, mas nunca vai tirar nosso sonho
A esperança das crianças em Gaza: "A guerra tirou tudo de nós, mas nunca vai tirar nosso sonho"