Pesquisar
Pesquisar

Espanha: crise se agrava no direitista Partido Popular e secretário-geral renuncia

Depois de Teodoro García Egea, é possível que presidente do PP, Pablo Casado, também se afaste da cúpula diretiva da sigla conversadora
Armando G. Tejeda
La Jornada
Madri

Tradução:

Como resultado da profunda crise dentro da diretoria do direitista Partido Popular (PP) ontem houve uma onda de renúncias em sua cúpula. A mais relevante foi a de seu secretário geral, Teodoro García Egea, a quem muitos culpam da fratura do partido e do enfrentamento encarniçado com um de seus valores mais em alto, a popular presidenta da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso.

O PP está ficando sem direção, pois a demissão de García Egea somou-se à do porta-voz nacional e prefeito de Madri, José Luis Martínez Almeida, o qual agora se centrará em seu trabalho no ajuntamento. Somaram-se também as renúncias da presidenta do comitê de garantias, Andrea Levy, e da conselheira nacional Belén Hoyo.

A diretoria do partido é questionada pela divulgação de informes em que se acusa de corrupção Díaz Ayuso, em um tema que já está sendo investigado pela Promotoria Anticorrupção.

Além disso, o cúpula do PP é suspeita de incorrer na prática ilegal de espionagem pela suposta tentativa de contratar uma agência de detetives para inculpar a mandatária madrilena. 

Depois de Teodoro García Egea, é possível que presidente do PP, Pablo Casado, também se afaste da cúpula diretiva da sigla conversadora

Teodoro García Egea – Reprodução/Twitter
García Egea teria sido mão direita do presidente do PP, Pablo Casado, no caso de espionagem contra Isabel Díaz Ayuso

O operador da suposta espionagem contra Ayuso foi García Egea, mão direita do presidente do PP, Pablo Casado, o qual por sua vez acusou a presidenta madrilenha de comprar máscaras durante a fase mais intensa da pandemia, com um contrato pouco transparente no qual seu irmão, Tomás Díaz Ayuso, receberia uma comissão. 

A presidenta de Madri entregou os contratos e as faturas à Promotoria Anticorrupção que, apesar de não encontrar indícios de maus manejos, abriu uma investigação para aprofundar os detalhes e esclarecer o assunto. 

Em todo caso, a fratura já é total dentro do PP e nos próximos dias se prevê um desenlace que terminará com a vida política de seu presidente, Pablo Casado, que anunciará a celebração de um congresso extraordinário para fazer a transição de poderes e afastar-se da direção da formação conservadora.

O mais provável é que o suceda no cargo o atual presidente da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, o qual se converteria no candidato de consenso dos chamados “barões regionais” da formação política para reconstruir o partido.

Armando G. Tejeda, correspondente, Madri
Tradução Beatriz Cannabrava


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Armando G. Tejeda Mestre em Jornalismo pela Jornalismo na Universidade Autónoma de Madrid, foi colaborador do jornal El País, na seção Economia e Sociedade. Atualmente é correspondente do La Jornada na Espanha e membro do conselho editorial da revista Babab.

LEIA tAMBÉM

Cidades “santuário” para imigrantes se preparam para barrar ofensivas de Trump
Cidades “santuário” para imigrantes se preparam para barrar ofensivas de Trump
Putin Mais do que trégua, precisamos de uma paz duradoura (1)
Putin: Mais do que trégua, precisamos de uma paz duradoura
Ucrânia teria prometido US$ 100 mil e passaporte europeu a autor de atentado na Rússia
Ucrânia teria prometido US$ 100 mil e passaporte europeu a autor de atentado na Rússia
A esperança das crianças em Gaza A guerra tirou tudo de nós, mas nunca vai tirar nosso sonho
A esperança das crianças em Gaza: "A guerra tirou tudo de nós, mas nunca vai tirar nosso sonho"