Pesquisar
Pesquisar

Nova premiê britânica, Liz Truss admira Thatcher e pode ser "continuidade" de Johnson

“Boris, você conseguiu o Brexit, esmagou Jeremy Corbyn (líder do Partido Trabalhista), lançou a vacina e enfrentou Putin", disse Truss após ser eleita
Redação Rede Brasil Atual
Rede Brasil Atual
São Paulo (SP)

Tradução:

Secretária do Comércio Internacional e secretária das Relações Exteriores de Boris Johnson, a direitista Mary Elizabeth Truss, ou simplesmente “Liz” Truss, foi eleita líder do Partido Conservador e, consequentemente, será a nova primeira-ministra do Reino Unido. Ela foi escolhida com 81.326 votos, contra 60.399 do ex-ministro das Finanças Rishi Sunak. A escolha de Sunak, um bilionário de origem indiana, era desde sempre considerada muito improvável.

Em agosto, quando a eleição já havia se reduzido a ambos, Truss já era a franca favorita para ser a nova premiê. Ela é admiradora da dama de ferro Margaret Thatcher, vai manter uma política beligerante contra a Rússia de Vladimir Putin e é definida como uma política que muda de opiniões conforme os ventos. O exemplo mais emblemático foi o Brexit.

Insatisfação com Brexit e escândalos na Coroa: Colapso no Reino Unido vai além de Johnson

Truss foi a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) em 2016, mas hoje é uma defensora das “oportunidades” do Brexit. Considerada fiel a Boris Johnson, no discurso após ser eleita a nova chefe de governo declarou: “Boris, você conseguiu o Brexit, esmagou Jeremy Corbyn (líder do Partido Trabalhista), lançou a vacina e enfrentou Vladimir Putin. Você é admirado de Kiev a Carlisle”.

Segundo Ben Quinn, do jornal The Guardian, o agradecimento sugere até uma “continuidade de Johnson” em reconhecimento àqueles que a apoiaram, mas há “sugestões sussurradas por fontes anônimas de que Johnson poderia tentar um retorno se a liderança de Truss vacilar”.

Segundo a CNN, ela propõe também aumentar gastos com defesa de 2,3% do PIB projetado para este ano para 3% até 2030, alegando necessidade de “proteger as fronteiras”.


Tempos difíceis

Liz prometeu tomar “medidas ousadas para todos nós passarmos por esses tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido”. Os tempos são difíceis na Europa, com aumentos do preço do gás devido à guerra na Ucrânia e o apoio dos europeus aos Estados Unidos.

“Boris, você conseguiu o Brexit, esmagou Jeremy Corbyn (líder do Partido Trabalhista), lançou a vacina e enfrentou Putin", disse Truss após ser eleita

UK Government – Flickr

Pai da nova premiê era professor de matemática e mãe, enfermeira, ambos “de esquerda”, segundo Truss

Citado pelo site português Expresso, o professor especializado em Política Interna Mathew Goodwin diz que, embora a nova líder tenha sido uma liberal-democrata e ex-apoiadora do Reino Unido como membro da UE, “transformou-se de tal forma que hoje é vista como a verdadeira apoiante do Brexit”.

Reino Unido: contra alta abusiva, milhares de pessoas ameaçam não pagar conta de energia

De acordo com o analista, como a maioria dos eleitores conservadores são a favor do Brexit, ela tinha “mais capacidade de herdar os votos de Johnson de 2019”.

Na sua página na internet, um texto diz que “Liz não tem medo de dizer o que pensa e acredita que livrar as pessoas dos procedimentos burocráticos onerosos para criar empresas e fazê-las crescer é a chave de nosso futuro econômico”.

Liz Truss nasceu em uma família de classe média na cidade de Oxford em 1975. Seu pai, professor de matemática, e sua mãe, enfermeira, eram pessoas “de esquerda”, segundo ela. Sua mãe teria participado de marchas na Campanha pelo Desarmamento Nuclear, que era contra a instalação de ogivas nucleares dos Estados Unidos no país, política do governo Thatcher.

Redação Rede Brasil Atual


As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul


Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.

Redação Rede Brasil Atual

LEIA tAMBÉM

Cidades “santuário” para imigrantes se preparam para barrar ofensivas de Trump
Cidades “santuário” para imigrantes se preparam para barrar ofensivas de Trump
Putin Mais do que trégua, precisamos de uma paz duradoura (1)
Putin: Mais do que trégua, precisamos de uma paz duradoura
Ucrânia teria prometido US$ 100 mil e passaporte europeu a autor de atentado na Rússia
Ucrânia teria prometido US$ 100 mil e passaporte europeu a autor de atentado na Rússia
A esperança das crianças em Gaza A guerra tirou tudo de nós, mas nunca vai tirar nosso sonho
A esperança das crianças em Gaza: "A guerra tirou tudo de nós, mas nunca vai tirar nosso sonho"