Pesquisar
Pesquisar

Garimpeiros ofertam ouro por silêncio sobre estupro e assassinato de menina Yanomami

Crime, que chocou autoridades como a ministra Cármen Lúcia, resultou ainda no desaparecimento da tia da menina de 12 anos e de uma criança de três anos
Leanderson Lima
Amazônia Real
Manaus

Tradução:

Os garimpeiros que estupraram e mataram uma menina yanomami de 12 anos coagiram os indígenas a não falarem sobre o crime para as autoridades do Ministério Público Federal, da Polícia Federal, Funai e Sesai. E ofereceram, em troca, 5 gramas de ouro.

A denúncia é do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana (Condisi-YY), que também esteve na aldeia Arakaçá, no Território Indígena Yanomami, em Roraima, e relatou um diferente cenário, até agora, omitido pelas autoridades.

Destruição e estupros contra os Yanomami: o que comemorar no Dia dos Povos Indígenas?

Em entrevista à Amazônia Real, o presidente do Condisi-YY, Júnior Hekurari, contou que quando a sua equipe chegou ao local só havia fumaça da aldeia incendiada. Foram necessários 40 minutos no local para que os indígenas aparecessem e contassem sobre a coação sofrida, bem como, sobre o ouro oferecido em troca do silêncio. “Eles estavam com muito medo de falar. Eles foram forçados a aceitar (o ouro)”, revela Júnior.

O crime que chocou autoridades como a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, resultou ainda no desaparecimento da tia da menina de 12 anos e de uma criança de três anos, que foi atirado no rio pelos garimpeiros.

Segundo apuração exclusiva da Amazônia Real, a menina Ianomâmi teve o corpo cremado como parte da tradição do povo, que inclusive já foi retratada pelo doutor em antropologia pela Université de Paris x-Nanterre, Bruce Albert. O pesquisador trabalha com os Ianomâmi do Brasil desde o ano de 1975.

Júnior conta que esteve no local da possível cremação da menina indígena. “Com certeza foi feito o ritual antes de a gente chegar. Os Ianomâmi já fizeram o ritual, existe uma marca de ritual, a queimação do corpo, possivelmente o corpo da adolescente”, conta.

Assista na TV Diálogos do Sul

De acordo com líderes indígenas, que se reuniram para analisar as imagens da comunidade queimada, este é um costume dos Ianomâmi após a morte de um ente querido. Quando isso acontece, a comunidade é queimada e todos que ali residiam partem para um novo local.

“A comunidade estava queimada, ainda com fumaça. Não pousamos dentro da comunidade, pousamos no acampamento dos garimpeiros, onde os policiais colheram muitas informações”, relata Junior.

A última frase do presidente do Condisi-YY explica, em parte, as notas oficiais do MPF e da PF, divulgadas na quinta-feira (28), que afirmam não terem encontrado “indícios da prática dos crimes de homicídio e estupro ou de óbito por afogamento”.

O MPF acrescentou, também em nota, que as “diligências demonstraram a necessidade de aprofundamento da investigação, para melhor esclarecimento dos fatos”. Mas os dois órgãos não informaram nada sobre o paradeiro da criança, da tia e nem que haviam encontrado uma comunidade queimada.

Para o Condisi-YY, a estratégia dos garimpeiros foi utilizar os próprios indígenas para dificultar a investigação do crime, por parte do MPF e da PF. Segundo Júnior Hekurari, os indígenas chegaram a falar de crimes anteriores, mas sempre ressaltando que não sabiam nada sobre a morte da adolescente, muito menos sobre o desaparecimento da criança de três anos.

Crime, que chocou autoridades como a ministra Cármen Lúcia, resultou ainda no desaparecimento da tia da menina de 12 anos e de uma criança de três anos

Agência Amazônia Real – Flickr

Território Yanomami, que este ano vai completar 30 anos de sua homologação, sofre com a invasão de aproximadamente 20 mil garimpeiros




20 mil garimpeiros

O Território Yanomami, que este ano vai completar 30 anos de sua homologação, sofre com a invasão de aproximadamente 20 mil garimpeiros. “A gente recebe muitos relatos. Garimpeiros ameaçam os Yanomami, e eles estão sempre fortemente armados. E também os garimpeiros andam bêbados. Eles se matam em tiroteios entre eles.

Garimpo na Terra Indígena Yanomami (Foto: Bruno Kelly/Amazonia Real).

As comunidades que têm garimpo perto, não conseguem mais caçar, pescar, porque os peixes morreram. A caça se afastou. Não se consegue mais alimentação. A coisa fugiu do controle. Os garimpeiros são hoje os donos da terra. Eles fazem o que bem entender”, denuncia Hekurari, que cobra a continuidade das investigações.

A Amazônia Real tem denunciado o avanço da atividade ilegal sobre as terras dos Yanomami e até como facções criminosas como o PCC se infiltraram dentro do garimpo. A preocupação do presidente do Condisi-YY é para que esse crime não fique impune como em outras situações já vivenciadas naquela região.

“A situação dos Yanomami é de abandono. Somos reféns. Não é a primeira vez que uma investigação não é concluída. A Terra Indígena Yanomami é distante. Não dá pra investigar em 30 minutos ou 1 hora, não dá pra concluir uma investigação. As autoridades precisam   tirar os garimpeiros da Terra Indígena Yanomami”, finaliza.

O procurador da República, Alisson Marugal e Júnior Hekurari durante manifestação em 2021(Foto: Yolanda Mêne/Amazônia Real)  Leanderson Lima é graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Nilton Lins. Tem MBA executivo em Gestão de pessoas e coaching, pelas Faculdades Idaam.



As opiniões expressas nesse artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul

Assista na TV Diálogos do Sul



Se você chegou até aqui é porque valoriza o conteúdo jornalístico e de qualidade.

A Diálogos do Sul é herdeira virtual da Revista Cadernos do Terceiro Mundo. Como defensores deste legado, todos os nossos conteúdos se pautam pela mesma ética e qualidade de produção jornalística.

Você pode apoiar a revista Diálogos do Sul de diversas formas. Veja como:

  • PIX CNPJ: 58.726.829/0001-56 

  • Cartão de crédito no Catarse: acesse aqui
  • Boletoacesse aqui
  • Assinatura pelo Paypalacesse aqui
  • Transferência bancária
    Nova Sociedade
    Banco Itaú
    Agência – 0713
    Conta Corrente – 24192-5
    CNPJ: 58726829/0001-56

       Por favor, enviar o comprovante para o e-mail: assinaturas@websul.org.br 


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul do Global.
Leanderson Lima

LEIA tAMBÉM

Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Arthur_De_Olho_Nos_Ruralistas
De Olho nos Ruralistas ganha prêmio Megafone por investigação sobre Arthur Lira
Lira_Centrao_Legislativo_Executivo
Cannabrava | Parlamentarismo às avessas encurrala o poder Executivo
Petrobras
Juca Ferreira | Crise na Petrobras só atende interesses estrangeiros e do mercado