Pesquisar
Pesquisar

Paulo Teixeira: Realidade em SP é de desemprego e gente morando nas ruas

Em entrevista, pré-candidato do PT à Prefeitura paulistana critica Bruno Covas, destaca importância de democratizar a comunicação e denuncia farsa eleitoral de Bolsonaro
Vanessa Martina-Silva
Diálogos do Sul
São Paulo (SP)

Tradução:

Um dos deputados mais premiados do Congresso, Paulo Teixeira (PT-SP) está em seu quarto mandato em Brasília e está na disputa do Partido dos Trabalhadores pela oportunidade de concorrer à prefeitura da cidade pelo partido.

Em entrevista à TV Diálogos do Sul, realizada na última semana de janeiro, Teixeira é categórico ao dizer que a eleição de Jair Bolsonaro (sem partido) foi uma fraude eleitoral, já que se deu por meio de mentiras (fake news) por meio da Cambridge Analytica, como a revista Diálogos do Sul vem denunciando desde 2018.

“Eu espero que essa CPI das fake News [em ação no Congresso] chegue no ninho da fraude Eleitoral de 2018 e possa desvendá-la para o povo brasileiro e ao mesmo tempo cassar a candidatura de Bolsonaro”, diz.

Em entrevista, pré-candidato do PT à Prefeitura paulistana critica Bruno Covas, destaca importância de democratizar a comunicação e denuncia farsa eleitoral de Bolsonaro

Mariane Barbosa
Paulo Teixeira (PT-SP) durante entrevista para jornalista Vanessa Martina

Teixeira destaca o papel de mobilizações no Brasil como ocorreram em Bolívia, Colômbia e outros países latino-americanos. Só dizer “Fora, Bolsonaro” não adianta sem que os trabalhadores ocupem as ruas. “Eles estão querendo acabar com os conselhos profissionais, estão retirando direitos e já temos 12 milhões de desempregados”.

Assista à entrevista completa:

Nesta conversa, ele também destacou o interesse da ex-prefeita Marta Suplicy (sem partido) de concorrer na disputa como vice do PT. Há uma polêmica na cidade em torno do tema porque ela, que já foi prefeita pelo Partido dos Trabalhadores e estava no PMDB, votou favoravelmente ao impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, também do PT, em 2016.

São Paulo

São Paulo vem sendo, há muito tempo, usada como trampolim para o governo do Estado, o que deixa a cidade sem uma verdadeira gestão. O ex-prefeito João Doria (PSDB), hoje governador, deixou o mandato nas mãos do vice, Bruno Covas, que até recentemente era desconhecido da população. O resultado é visível no abandono em que se encontra o município.

O político petista questiona o modelo do PSDB: “nunca houve tanto morador de rua na cidade de São Paulo. As Bolsas estão subindo, mas a vida real do povo é de desemprego, de gente morando na rua.

Ainda sobre o tema, o pré-candidato destaca que a prefeitura deveria ter uma ação mais eficaz para favorecer a economia solidária, as cooperativas e microempresas de crédito como forma de enfrentar o desemprego. “Precisamos de uma ação emergencial para os pobres da cidade de São Paulo”, diz.

Transporte

Para encarar a questão do transporte público, que é um dos maiores problemas da cidade, Teixeira defende a renovação da frota de ônibus para motores elétricos e mais silenciosos. De acordo com Teixeira, as três gestões do PT (Luiza Erundina – 1989 a 1992 -, Marta Suplicy – 2001 a 2005 e Fernando Haddad – 2012 a 2016) foram as que mais avançaram em termos de transporte público na capital paulista.

Para ele, também é necessário ter pontualidade no transporte: “no ponto de ônibus que ter a hora que o ônibus vai passar”. Ele também defende a gratuidade para pessoas desempregadas e bilhete mais barato no final de semana para que as pessoas possam acessar os recursos de cultura e lazer oferecidos no centro da cidade.

O pré-candidato defendeu ainda os bailes funk da cidade como expressão cultural paulistana e a instauração de locais seguros e apropriados para que a juventude possa curtir os pancadões: “eles vão fazer o baile funk em lugar adequado, sem barulho para a comunidade, com segurança, banheiros químicos, para que não aconteça nada errado. Foi essa a política feita na gestão [do ex-prefeito] Fernando Haddad”, defende.

Prévias

As prévias do PT serão realizadas no próximo dia 15 de março. O partido tem sete candidatos: Alexandre Padilha, Paulo Teixeira, Carlos Zarattini, Eduardo Suplicy, Jilmar Tatto, Nabil Bonduki e , Valkiria “Kika” de Souza Silva. Você pode já conferir, abaixo, as entrevistas que já publicamos. Se preferir, também pode ler as entrevistas com o Deputado Carlos Zarattini, o vereador Eduardo Suplicy e o ex-deputado Jilmar Tatto e Valkiria “Kika” de Souza Silva.

Carlos Zarattini

Eduardo Suplicy

Jilmar Tatto

“Kika” de Bessen


As opiniões expressas neste artigo não refletem, necessariamente, a opinião da Diálogos do Sul.
Vanessa Martina-Silva Trabalha há mais de dez anos com produção diária de conteúdo, sendo sete para portais na internet e um em comunicação corporativa, além de frilas para revistas. Vem construindo carreira em veículos independentes, por acreditar na função social do jornalismo e no seu papel transformador, em contraposição à notícia-mercadoria. Fez coberturas internacionais, incluindo: Primárias na Argentina (2011), pós-golpe no Paraguai (2012), Eleições na Venezuela (com Hugo Chávez (2012) e Nicolás Maduro (2013)); implementação da Lei de Meios na Argentina (2012); eleições argentinas no primeiro e segundo turnos (2015).

LEIA tAMBÉM

Cubana de Aviacion (1)
A mando dos EUA, empresas argentinas bloqueiam Cuba e negam combustível a aviões
Marcha_Argentina_Educação
Marcha de professores e estudantes é a maior contra Milei e dá aula sobre defesa da Educação
Mercado de Sucre, na Bolívia
Por que alimentos no Brasil estão caros e na Bolívia, baratos? Segredo está no pequeno produtor
Javier_Milei_and_Santiago_Abascal_(cropped)
Superávit de Milei é ilusionismo contábil: a verdade sobre a economia Argentina